Foi-se janeiro, o primeiro mês de Giovane Wickert (PSB) como prefeito de Venâncio Aires. Porém, de acordo com a análise do chefe do Executivo Municipal, fevereiro será também de enfrentamento de extremas dificuldades. O decreto de contenção de despesas continua valendo e o diálogo com os fornecedores e parceiros da Administração tem sido a maneira mais adequada para superar desafios diários. “Me sinto como se estivesse manobrando o Titanic”, desabafou ele, ontem, em entrevista à Folha do Mate.
Giovane até sonhou que estava a bordo do navio que ficou famoso por ter naufragado e virou filme. Mas, no seu sonho, o Titanic conseguiu escapar do iceberg, ou “rochedo”, como ele comentou – ao contrário do que aconteceu nas últimas horas do dia 14 de abril de 1912, quando o colosso de 269 metros, orgulho da engenharia náutica, afundou nas águas geladas do Atlântico Norte, ocasionando mais de 1,5 mil mortes. “Estou confiante de que o nosso Titanic não vai afundar, que vamos vencer o rochedo”, repetiu.
Talvez a diferença entre a vida real [naufrágio do navio] e o sonho de Giovane Wickert [desvio do iceberg] tenha sido provocada pelo alívio que sentiu na terça-feira, 31, quando conseguiu depositar, em dia, a parte da folha de pagamento relativa aos vencimentos dos servidores efetivos. Os cargos de confiança, secretários, vice-prefeito e prefeito ainda não receberam, mas sabiam que isso poderia acontecer e seus salários serão quitados até o dia 10, de acordo com previsão de Wickert. “Estamos fazendo um esforço enorme. Quero aproveitar para agradecer a compreensão de quem está no nosso governo”, declarou.
NEGOCIAçõES – Foram 30 dias de muitas agendas, negociações, tratativas. Em especial, o prefeito recebeu credores e informou a eles que as contas serão colocadas em dia, no entanto pediu paciência nesse início de trajetória. “Os contratos foram todos revistos e os valores reduzidos entre 20% e 50%. Não havia outra forma de conter a sangria, e eu precisava cortar de ponta a ponta, sem prejuízo ou benefício a mais para um ou outro”, argumentou. A maior vitória do primeiro mês, conforme Giovane, foi ter garantido a folha de pagamento sem os recursos do IPTU: “Tinha gente que não acreditava, porém nós conseguimos”.
A respeito do tributo, aliás, a expectativa é de que na semana que vem já sejam disponibilizadas as guias para pagamento em cota única – retirando na Prefeitura. No máximo em 15 a 20 dias, cidade e interior terão seus carnês em mãos, acredita ele. O IPTU deve injetar nos cofres públicos entre R$ 5 milhões e R$ 8 milhões até 10 de março [pagamentos em cota única], o que dará novo fôlego para a Administração e uma força extra para que o Titanic de Venâncio Aires não apresente rachaduras em eventuais choques. “O sorteio de prêmios para quem pagar à vista está mantido e vai valer a pena”, concluiu o prefeito.
DESTAQUES
FOLHA – Desde a metade de janeiro, todos os recursos possíveis passaram a ser represados para a folha de pagamento. A Unimed do funcionalismo também foi quitada “e nenhum serviço essencial foi interrompido”, lembrou Giovane Wickert.
AUDITORIA – Está em fase de contratação uma auditoria contábil geral. O prefeitos quer saber quais procedimentos podem gerar mais eficácia no sentido de aumento de arrecadação e redução de despesas. “Seguimos buscando o equilíbrio”, comentou.
SAúDE – A questão do transporte de pacientes para outros municípios foi sanada emergencialmente com a marcação de exames, consultas e cirurgias de vários cidadãos para datas coincidentes, dessa forma gerando economia aos cofres públicos. Uma nova licitação está em curso e vai reestruturar o serviço. As propostas serão recebidas no dia 17 de fevereiro.
CARNAVAL – Duas empresas já deram sinal positivo em relação à participação, por meio da Lei Rouanet, no aporte para o Carnaval 2017. O projeto de lei será encaminhado para a Câmara de Vereadores assim que a Prefeitura tiver a confirmação dos recursos, pois a intenção é de que o Município dispense o mínimo possível de valores para a folia, em virtude da crise financeira.
“é momento de firmeza e tranquilidade. Estamos agindo com mão de ferro em muitas situações para que em um futuro bem próximo possamos recolocar Venâncio no rumo do crescimento”.
Giovane Wickert, prefeito de Venâncio Aires
