é possível viver bem com o uso de medicamentos, principalmente, na Terceira Idade. Algumas pessoas ainda tem o preconceito de que no momento que usam certa quantidades de remédios não poderão ter uma vida ativa.

A farmacêutica Célia Rehbein explica que os idosos podem sim ter uma rotina saudável mesmo convivendo com o uso deles. “Ainda mais se eles fizerem as atividades físicas. O idoso está cada vez vivendo melhor. Eles contribuem nos setores e na sua comunidade.” A profissional destaca que o fato ainda é tabu, pois as pessoas pensam que a vida não será mais a mesma. “Elas passam a viver melhor. Os remédios só contribuem.”

Com experiência de mais de 30 anos na área, Célia ainda explica que os medicamentos precisam ser utilizados conforme a prescrição médica e de forma correta. A automedicação precisa ser evitada. “Nós farmacêuticos estamos aí também para colaborar com os demais profissionais da saúde. Podemos orientar os pacientes.” O farmacêutico ainda tem o papel de mostrar como funciona o medicamento e o porquê ele precisa ser utilizado. Segundo Célia, as farmácias, hoje, passaram a ser um estabelecimento de saúde.

 

Foto: Carolina Schmidt / Folha do MateCélia tem experiência em farmácia há mais de 30 anos
Célia tem experiência em farmácia há mais de 30 anos