Os primeiros médicos estrangeiros inscritos para participar do programa Mais Médicos, do governo federal, chegaram a Porto Alegre na tarde desta sexta-feira, 23. Dois profissionais desembarcaram no Aeroporto Salgado Filho: um argentino e uma brasileira que estudou na Argentina.
A expectativa é de que 10 médicos cheguem ao estado nesta sexta, 23. No primeiro voo eram esperados quatro médicos, mas apenas dois desembarcaram. Uma médica argentina não veio, mas será realocada em outro voo. Um médico brasileiro com formação no Exterior foi direto para Viamão, na Região Metropolitana.
Outros profissionais devem chegar ao estado ao longo do dia. Até o próximo domingo, 25, 28 médicos do exterior são esperados no aeroporto, de um total de 40 inscritos no curso de acolhimento e avaliação do programa, que terá duração de três semanas.
Todos os médicos que chegaram até agora no estado são intercambistas individuais que se inscreveram por conta própria no programa Mais Médicos. No Rio Grande do Sul, 38 municípios que aderiram ao programa do governo federal receberão médicos estrangeiros nesse primeiro momento.
Na primeira rodada de seleção, 522 profissionais formados no exterior confirmaram sua participação no programa. Do total, 358 são estrangeiros e 162 são brasileiros com atuação em 32 países do mundo. Argentina (141), Espanha (100), Cuba (74), Portugal (45) e Venezuela (42) são os países com maior adesão ao programa.
Segundo o ministério, por enquanto chegam apenas os profissionais de diversas nacionalidades selecionados na primeira rodada de contratação do programa. Os cubanos contratados num convênio com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) ainda não têm data confirmada de chegada.
No total, entre os formados no Brasil e no exterior, 1.618 profissionais foram selecionados no primeiro mês de inscrições do Mais Médicos. O número representa 10,5% dos 15.460 médicos requisitados por 3.511 cidades.
Fonte: G1