Casos de meningite em Venâncio Aires, preocupam a população, que vem buscando conhecer a doença e também se prevenir. Segundo informações da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, três casos foram confirmados somente neste ano, destes, um óbito foi registrado. Nessas situações, o que se deve fazer e como se prevenir? Mas afinal, o que é meningite?

Nada mais é do que uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro. Existem diferentes tipos de meningite, e para cada uma delas há causas e sintomas específicos. A maioria dos casos de meningite é provocado por um vírus ou bactéria, mas a doença também pode ser provocada via fungos.

Para se prevenir após o primeiro ano de vida, a vacina pode ser encontrada apenas na rede particular. Na Capital do Chimarrão, somente a Clínica Labormed disponibiliza a dose da vacina, ao preço de R$ 300. Ela protege contra o tipo meningocócica A, C, W e Y. Conforme a técnica de enfermagem, Daiani Alexsandra Ferreira, a imunização não costuma dar efeitos colaterais. “O que pode vir a aparecer é a febre, mas nessas ocasiões são indicados os antitérmicos e caso não passe, consultamos o fabricante da vacina”, salienta.

Para fazer efeito no corpo a vacina leva três dias. E como é dose única, dura a vida inteira. Questionada sobre a procura pela vacina, Daiani afirma que cerca de 50 foram feitas desde o último mês. A vacina meningocócica A, C, W e Y é quadrivalente e não indicada para crianças menores de um ano.

A vacina é importante, principalmente para aqueles que nasceram antes de 2010 e não receberam a dose da vacina da meningite