Com informações de Gaúcha.

Foto: Ronaldo Bernardi /Agencia RBS.

Menos de 18% dos eleitores fizeram o recadastramento biométrico no Rio Grande do Sul, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). Isso corresponde a quase 1,5 milhão de eleitores, dos mais de 8 milhões que devem fazer o recadastramento.

O processo já terminou em 278 cidades e segue em 47 municípios, como Caxias do Sul, Alvorada, Viamão e Pelotas. Nestes locais, o prazo encerra-se no dia 16 de março. A data de encerramento e a lista das outras cidades que passam pelo recadastramento pode ser consultada no site do TRE-RS.

O eleitor destes locais deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identidade e comprovante de residência. Caso não se apresente dentro do prazo estabelecido para a cidade, terá sua inscrição cancelada e não poderá votar nas eleições de 2016.

Como o atendimento pelo sistema biométrico chegou a todo o Estado em 2015, quem procurar o cartório da Zona Eleitoral de sua cidade para fazer inscrição, transferir seu título ou revisar o cadastro, terá seus dados biométricos coletados.