Em comunidade enviado na tarde desta quarta-feira, 26, aos alunos do Centro Universitário Univates, o Diretório Central de Estudantes (DCE) informou que a instituição vai aumentar em 7,20% a mensalidade para 2015. 

Integrantes da diretoria do DCE e da comissão de estudantes formada na última semana estiveram reunidos com a Reitoria na noite de segunda-feira, 24, após mobilização realizada no campus em Lajeado.

Confira trecho do comunicado do DCE da Univates:

“A Reitoria nos informou que o aumento das mensalidades será de 7,20% para o próximo ano, 2015, e que, segundo seus representantes, esse valor foi o mínimo possível alcançado. Além disso o DCE e a Comissão de Estudantes conquistaram a ampliação de 25% das cópias oferecida aos estudantes, redução significativa de todas as taxas da instituição, o uso gratuito do Ginásio da Instituição por parte dos estudantes, um final de semana por mês para a realização de campeonatos e jogos em geral, além da conquista de R$ 120 mil a mais para a aquisição de livros para os cursos e auxilio nas viagens, que será de escolha dos estudantes!”

Assim o relato dois integrantes da comissão de estudantes, Luiz Fernando Martins Fonseca e Indianara Gobi, além do presidente atual do DCE, Vitor Espinoza. Segundo eles, o índice não foi o ideal, mas foi o valor alcançado devido as mobilizações realizadas.

“Considerando aos outras Instituições pertencentes ao Comung, o aumento não ficou muito diferente: UCPEL 10,5%, UPF 8,2%, UCS7,96%, UNISC 7,20% e FEVALE 7,16%. Dessa forma a indicação de aumento proposta pela UNIVATES ficou entre uma das menores, devido as manifestações feita pelos estudantes. Concluímos portanto que, apesar de não termos conseguido o valor ideal na diminuição da indicação de aumento das mensalidades, conseguimos pelo esforço dos estudantes junto com o DCE, reivindicar melhor qualidade no ensino por meio da aquisição de livros e mais viagens técnicas.”, conclui o comunicado.