Com o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), as consultas que antes eram realizadas apenas no Hospital São Sebastião Mártir migraram em parte para a unidade do bairro Cruzeiro, inaugurada em junho do ano passado. Num comparativo de janeiro a metade de junho de 2014, quando apenas o Hospital São Sebastião Mártir recebia pacientes, e quando as duas unidades passaram a atuar de forma simultânea, houve um pequeno acréscimo nas consultas.

O secretário Celso Artus diz que a oferta e o bom atendimento fazem com que a procura seja maior pelo serviço. Porém, a busca pelo atendimento preocupa a Administração Municipal, que tem procurado se inscrever em programas e contratar bons profissionais para que diagnostiquem e façam melhorias na rede de atenção básica. Atualmente, em média 110 a 120 pessoas consultam no Hospital São Sebastião Mártir. São cerca de 90 a 100 consultas pelo SUS e 20 a 25 através de convênios.

“Temos como meta reduzir para 30 a 40 atendimentos diários no HSSM e na UPA e para isso buscamos aperfeiçoar a rede. Se conseguirmos fazer isso é sinal que lá na base o serviço está sendo efetivo”, avalia Celso. “Mas repito, quanto melhor funciona o serviço, mais pessoas têm buscado consultas”. Para o prefeito Airton Artus, poucos municípios no Rio Grande do Sul, do porte de Venâncio Aires, têm o atendimento de qualidade que Venâncio Aires coloca à disposição da comunidade, seja no Pronto Atendimento do hospital ou na UPA. São quatro profissionais, permanentemente, atendendo em urgência e emergência.

O secretário Celso Artus explica que para que se diminua o número de consultas é extremamente importante que se valorize e qualifique o atendimento das Unidades Básicas de Saúde, nos bairros e no interior. “Temos a consciência de que podemos melhorar o atendimento das Unidades Básicas nas localidades onde há um número maior de consultas e assim reduziremos o número de pacientes no hospital e na UPA”.

Inaugurada em 18 de junho de 2014, a UPA de Venâncio Aires é a 10ª unidade em funcionamento no Estado e é um dos orgulhos da atual Administração Municipal. Conforme o chefe do Executivo, vários secretários de outros municípios visitam a cidade a fim de conhecer a dinâmica da casa de saúde para que possam comparar suas UPAS em construção ou onde as obras estão por iniciar nos seus municípios.

NOVOS POSTOS

Com a concretização de novos postos de saúde, como são os casos do bairro Gressler, Vila Mariante, bairro Cruzeiro, Battisti e Coronel Brito, uns em fase de conclusão e outros já com licitação para a compra de equipamentos, a meta é de reduzir as consultas no Hospital São Sebastião Mártir e na UPA ainda este ano. Um médico comunitário também deve ser chamado para atender na unidade do bairro Universitário (Tabalar).

A Secretaria de Saúde também visa a conscientizar as pessoas para que só busquem o atendimento na UPA e no Pronto Atendimento do hospital quando realmente necessitem da urgência ou emergência. “Venâncio Aires se encontra num momento bom na área da saúde e podemos melhorar ainda mais com o funcionamento dos novos postos de saúde”, acrescenta o prefeito.

O Município de Venâncio Aires solicitou sete profissionais no Programa Mais Médicos e seis no Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab). Segundo o secretário Celso, pelo planejamento atual do Governo Federal, a prioridade é a contratação de médicos brasileiros, depois médicos brasileiros formados no exterior e somente em terceiro plano a contratação de estrangeiros. “O Provab é extremamente importante porque dá créditos e pontuação para os médicos quando forem fazer especialização e isso os motiva em permanecer nos municípios”.