Metalúrgicos de várias regiões do Estado vão estar reunidos hoje, a partir das 6h, em Venâncio Aires em ato estadual que visa sensibilizar a classe patronal do Rio Grande do Sul a definir o impasse que se instalou diante da falta de definições da Convenção Coletiva 2014.
Conforme o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Venâncio Aires, Adolfo da Rosa esta é uma ação unificada de demais sindicatos do Estado e será em frente à Metalúrgica Venâncio, em função de ser a maior do município em número de empregados. “ é esta indústria que representa a maior gama de funcionários, por isso definimos que a nossa mobilização será em frente para sensibilizar os trabalhadores”, explica Rosa. Segundo ele, estes atos unificados de sindicatos e trabalhadores da metalurgia acontecem de forma frequente na capital e, conforme a Federação dos Metalúrgicos, é preciso estendê-las para o interior, onde está o entrave para que se resolva a data-base deste ano que é do mês de maio.
Sem resultados há três meses, o atual piso da categoria é de R$1,012. Pela proposta que o sindicato busca seria um piso salarial de R$1.040 e aumento geral para a categoria de 8%.
Conforme o presidente dos metalúrgicos, depois da mobilização, à tarde, também já está agendada uma reunião, em Porto Alegre, com os representantes da classe patronal para avaliação de uma nova proposta.