O vice-presidente da República, Michel Temer, foi reeleito neste sábado, 12, para a presidência do PMDB, durante convenção do partido em Brasília.

Foto: Valter Campanato / Agência BrasilO vice-presidente, Michel Temer, foi reeleito presidente do PMDB
O vice-presidente, Michel Temer, foi reeleito presidente do PMDB

Foram 537 votos a favor da chapa única encabeçada por Temer, 11 contrários, seis brancos e cinco abstenções de um total de 559 votos. Dos 454 convencionais votaram 390, mas alguns deles tinham o direito a mais de um voto.

Foram apresentadas 12 moções para aprovação do partido. Entre elas as que pedem o rompimento com o governo. A única moção aprovada foi a que proíbe membros do partido de assumir cargos no governo federal nos próximos 30 dias. 

Nesse período, o Diretório Nacional do PMDB vai decidir sobre a proposta de rompimento ou de manutenção do apoio ao governo da presidenta Dilma Rousseff.

Temer diz que não é hora de acirrar ânimos e dividir brasileiros. O cargo de ministro da Aviação Civil está vago com a saída de Eliseu Padilha, do PMDB, em dezembro. Havia uma expectativa de que o deputado federal Mauro Lopes (MG) assumisse a Secretaria de Aviação Civil nos próximos dias.