Foto: Rui Borgmann / AI PrefeituraNa foto, secretário-adjunto da Cultura, Saul Zart, e representante do grupo Die Schwalben, Jair Becker, com o cartaz de divulgação elaborado para apresentar a turnê
Na foto, secretário-adjunto da Cultura, Saul Zart, e representante do grupo Die Schwalben, Jair Becker, com o cartaz de divulgação elaborado para apresentar a turnê

O Ministério da Cultura aprovou projeto de captação de recursos, através da Lei de Incentivo à Cultura, para viabilizar uma turnê do grupo de danças folclóricas Die Schwalben na Alemanha. O giro em terras germânicas está previsto para ocorrer entre junho e agosto deste ano e prevê 14 apresentações em sete cidades, passando por Koblenz, Heidelberg, Füssen, Garmisch Partenkirchen, Rothenburg, Innsbruck e Munique. O projeto, orçado em R$ 329 mil, foi intermediado através da Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo, que em 2014 propôs a lei municipal que reconhece o grupo como Patrimônio Cultural Imaterial do Município.

A proposta aprovada pelo Ministério prevê a apresentação de três montagens, das quais duas são inéditas. Os shows irão tratar sobre a história de 190 anos da colonização alemã no Rio Grande do Sul, sua influência no Estado e a contribuição trazida para a diversidade cultural do Brasil, até chegar ao encerramento com um diálogo entre a capoeira e a dança contemporânea. O próprio Die Schwalben é o responsável por figurino, maquiagem, cena e coreografia, enquanto a trilha sonora é assinada por Eduardo Gomes.

Com a autorização concedida para a captação dos recursos para viabilizar a tour, o secretário municipal da Cultura, Lucas Ferreira, e o secretário-adjunto, Saul Zart, iniciam agora o trabalho de busca dos valores com visitas ao empresariado. “Além de um justo reconhecimento aos 30 anos de história do Die Schwalben, essa notícia é um estímulo à dança no município”, destaca Ferreira. “A turnê será um artifício extra para, dentro do Programa Municipal de Cultura, estimular o segmento e o surgimento de novos dançarinos”, completa.