Desde que foram apresentados e empossados no dia 20 de janeiro de 2016 como festeiros da 141ª Festa de São Sebastião Mártir, os casais Junior e Mônica Simon, Leonardo Carlos e Cecília Justen, e Luiz Carlos e Noeli dos Santos, vêm cumprindo à risca a missão.

Eles desenvolvem um trabalho incansável na organização e na divulgação da quarta maior festa religiosa do Rio Grande do Sul, que se iniciará nesta quinta-feira, 19, e se estenderá até a noite do domingo, 22, no pavilhão de eventos São Sebastião Mártir, quando apresentam os sucessores.Em entrevista à Folha do Mate, eles se apresentam e falam do que representa a missão de assumir a organização da festa em honra ao padroeiro.

Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação.
.

JUNIOR MARCIANO E MôNICA DENISE SIMONJunior Marciano Simon tem 39 anos, é consultor empresarial, filho de Alfonso e Nelci Maria Simon e é natural de Venâncio Aires. Mônica Denise Simon tem 43 anos, funcionária pública federal, filha de Celso e Leani Lemos, natural de Santa Rosa. São casados há 20 anos e tem um filho de 13 anos: João Guilherme Simon. Participam da Comunidade Santo Antônio do bairro Santa Tecla, integrantes do grupo Santo Antônio de Movimento de Cursilhos, participantes da pastoral familiar, voluntários da Festa do Bastião aproximadamente dez anos nas equipes do pastel e copa.

 

Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação.
.

LEONARDO CARLOS E CECíLIA JUSTENLeonardo Carlos Justen tem 54 anos, é açougueiro aposentado, mas continua trabalhando no açougue Freese. Cecília Kistemacher Justen tem 51 anos, trabalha em uma empresa fumageira como safreira. Leonardo e Cecília são casados há 26 anos e tem três filhas: Isabel, Alessandra e Jéssica; três genros: Roberto, Felipe e Igor; e, duas netas: Yasmin e Iara.Leonardo e Cecilia são participantes da Comunidade São Francisco Xavier, participam do Movimento de Cursilhos sendo integrantes do grupo Unidos Pela Fé. O casal trabalha como voluntário há muitos anos na Festa de São Sebastião Mártir. Carlos integra a equipe de galinhada e Cecília a equipe do cachorro-quente.

 

Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação.
.

LUIZ CARLOS E NOELI LUíSA DOS SANTOSLuiz Carlos dos Santos tem 55 anos e é aposentado como funcionário publico estadual. Noeli Luísa dos Santos tem 50 anos e é funcionária da AD Contec Contabilidade. O casal tem dois filhos: Francieli Cristine dos Santos, 26 anos, que trabalha na empresa Beira Rio em Mato Leitão, e, Luiz Calos dos Santos Junior, 20 anos, que trabalha na empresa Chimatur Transportes; a nora Tahis Pires, 20 anos, trabalha na Loja Grazziotin, e a neta Ana Luíza dos Santos, de cinco anos. Participam da comunidade matriz, e integram o grupo Santo Antônio de Movimento de Cursilhos. São voluntários da Festa do Bastião, nas equipes do pastel e copa.

 

O que representa ser festeiro da 141ª Festa do Bastião?

LEONARDO CARLOS E CECíLIA – Ser festeiro é servir a Deus, se doar, é ser amigo e fazer amigos durante a caminhada. é assumir um serviço voluntário com fé e coragem, é uma oportunidade de crescimento, tanto na vida espiritual quanto na vida pessoal. LUIZ CARLOS E NOELI LUíSA – Representa muito, pois é um ato de devoção e comprometimento com o nosso padroeiro porque somos devotos de São Sebastião.

JUNIOR E MôNICA – Ser festeiro da Festa do Bastião é uma oportunidade de dar seguimento e fomentar esta tradição do município. é doação, é servir a Deus e ao povo, ajudar o próximo, conquistar novas amizades, aprender coisas novas, evangelizar com alegria e devoção. é uma demonstração de carinho e respeito para com a sociedade como um todo, pois a festa é dos alicerces que ajudam a manter as inúmeras pastorais de evangelização e de ações sociais que a paróquia mantém.