Cumprindo agenda voltada à defesa do tabaco em Brasília, o prefeito Airton Artus aproveitou a viagem para tratar de novos projetos de interesse municipal. Com previsão de lançamento da terceira etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 3) no mês de abril, o Governo Federal quer priorizar projetos de mobilidade urbana. Após conquistar mais de R$ 50 milhões em obras de pavimentação, drenagem e esgoto cloacal no PAC 2, a Administração Municipal aposta em projetos audaciosos para essa área na nova etapa do PAC. Em audiência com o secretário nacional da Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo Santos, o prefeito Airton Artus debateu as estratégias municipais para a elaboração e inscrição de projetos.
O encontro, no Ministério das Cidades, aconteceu na terça-feira, 25, e teve o objetivo de discutir a formatação de projetos estruturantes para a cidade e os critérios de avaliação do Ministério na próxima etapa do PAC. “Queremos já preparar nossa equipe e os projetos, pois o tempo de elaboração e inscrição de obras, após lançado o PAC, será muito curto”, explica Airton Artus.
Após o encontro, o prefeito ressaltou que o secretário ouviu as ponderações do município, especialmente sobre alguns projetos, como os ligados ao bairro Aviação, Santa Tecla e ruas avulsas de Venâncio Aires que não foram aceitas na carta-consulta para pavimentação na última etapa do PAC 2. “Falamos também sobre a necessidade de Venâncio Aires trabalhar o seu em torno, especialmente no que diz respeito a anéis viários, trevos, e, se precisar, elevações e viadutos”, completa Artus.
Sobre alguns projetos e obras pensadas para a terceira etapa do PAC, o prefeito elege aquelas que podem melhoram o fluxo de veículos na cidade e desviar o grande movimento do centro para o entorno do perímetro urbano. “O asfaltamento da via entre o Lar Novo Horizonte e o trevo de Linha Hansel pode alterar consideravelmente o movimento no acesso Dona Leopoldina. O mesmo caso é a pavimentação do “Corredor dos Gauer”, que liga Bela Vista e Santa Tecla, e reduziria o movimento de caminhões no centro da cidade”, cita o prefeito como exemplo. Ruas paralelas à RSC 453, a rua Salvador Stein Goulart, Avenida das Indústrias e Sete de Setembro também são ruas priorizadas no Plano de Mobilidade Urbana venâncio-airense, já que, se remodeladas, podem contribuir para reduzir o tráfego de veículos pesados no centro e acessos principais da cidade.
Nesta quarta-feira, 26, o prefeito Artus participou da reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, onde representa a Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo. O prefeito tem retorno previsto a Venâncio Aires nesta quinta-feira, 27.