Depois de muita luta e mobilização no Estado, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) voltou atrás e publicou a portaria 72, que restabelece decisão de março de 2014, quando concedeu certificado de filantropia à Emater/RS-Ascar. A decisão vale até 11 de março de 2017.
à frente do movimento em prol da entidade, o deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS) comemorou a decisão. “Finalmente uma boa notícia! Valeram o esforço e a mobilização gaúcha. Ficamos um pouco mais aliviados, porém, sabemos que ainda há uma longa batalha pela frente”, sinaliza.
Vicente Fin, chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, coloca que a filantropia é indispensável por que a empresa depende de recursos públicos e, ao mesmo tempo, a formação dela enquanto associação, é de um sistema público privado. Ela é privada, porém, trabalha com recursos públicos. Tendo a filantropia, não precisa recolher para o INSS e outros tributos. Isto, Para Fin, traz um alívio enorme na carga de folha de pagamento imaginando isto enquanto estrutura estadual.
A fonte pagadora é do Estado e a retomada da filantropia traz à equipe local uma tranquilidade em saber que grande parte dos recursos que iriam pagar o INSS e outros órgãos, fica dentro da empresa, para a sua manutenção no dia a dia e, ainda, para a estrutura produtiva e para o pagamento do salário dos técnicos como um todo.