Venâncio Aires foi feito por muitas mãos. Ao longo de sua história, o município teve importantes obras tiradas do papel e causas auxiliadas graças à mobilização social, que se somou a articulações políticas. Demonstrações da importância de ‘darmos as mãos’ em prol do bem comum.
Uma das mais significativas uniões em prol de um objetivo foi a ‘luta’ pela construção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), concluída após 13 anos de uma longa caminhada. A inauguração deu-se em 7 de março de 2013.
Gilberto Gobbi, que atua como administrador do HSSM, bem como na época em que surgiu a ideia de construção da UTI, diz que a obra é resultado da mobilização social.
Foi um esforço conjunto de toda a sociedade de Venâncio Aires e região, que culminou com a inauguração da nossa UTI nos melhores padrões e práticas voltadas ao bem do nosso paciente.” Gilberto Gobbi – administrador do HSSM
O administrador não acredita que teria sido possível concluir a UTI sem o apoio da comunidade. “Essa obra só foi possível com a colaboração e o esforço de todos. Foi esse conjunto que deu sustentação para nós conseguirmos construir e equipar a UTI.”
Para qualificar a saúde no município, Gobbi recorda que a ajuda veio de vários ‘lados’. Foram importantes a mobilização política, a participação do Município e do Estado, o apoio de clubes de serviço, empresas, entidades, bem como do técnico de futebol Mano Menezes e demais pessoas da comunidade que de alguma forma auxiliaram no projeto.
A importância da participação popular
Outro exemplo de obra que contou com o apoio da comunidade para ter seu início e se encontra em execução é o asfaltamento até Vila Santa Emília, por meio do chamado PAC dos Frigoríficos. Em 2013, a demanda esteve na votação das prioridades municipais para o Programa de Participação Popular e Cidadã (PPC), do Governo do Estado, tendo Venâncio Aires mobilizado pelo menos 1.258 pessoas, número que foi o mais expressivo da região.
A presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) de Venâncio Aires, Jalila Böhm, lembra que os acessos asfálticos estavam como opção na votação das prioridades regionais, na qual se somou a necessidade de asfaltamento até os frigoríficos. “Com a parceria da Administração Municipal, soubemos aproveitar a oportunidade.”
Jalila cita que as localidades abrangentes foram mobilizadas e participaram de forma intensa da votação, provando a união de todos por um mesmo objetivo e tornando o caminho para a conquista menos difícil e motivo de comemoração. “A localidade beneficiada na primeira etapa foi Vila Santa Emília, oficializada a conquista em maio de 2014, quando o então governador Tarso Genro assinou o convênio em visita a Fenachim. Esperamos conquistar mais, e realmente contemplar a todos que se empenharam.”