Confira o que rolou na sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires na noite de ontem. A Folha do Mate antecipa a coluna “Notas da Câmara” para os seus leitores.
CONTRATAçõES – O Legislativo aprovou por unanimidade a contratação emergencial de dois auxiliares de Odontologia e três técnicos de Enfermagem para atuação na rede municipal de Saúde. No caso dos profissionais de Enfermagem, um está em licença-prêmio – que antecede sua aposentadoria – e outros dois pediram afastamento das atividades para tratamento de saúde.
VRS-816 – Também por unanimidade, foi aprovada a Moção de Apelo do vereador Edemir Freda, o Fredinha (PT), que pede atenção da 11ª Superintendência do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) para a VRS-816, que dá acesso a Vila Palanque. De acordo com a justificativa do parlamentar, falta manutenção na estrada e a vegetação está dificultando a visibilidade dos condutores em muitos locais. No inverno, explicou Fredinha, a situação se agrava em virtude da neblina, sobretudo nas primeiras horas da manhã e à noite.
DíVIDA – Para o presidente da Câmara, José Ademar Melchior, o Zecão (PMDB), o “perdão” da dívida dos estados com a União até o final do ano, confirmado na segunda-feira pelo presidente interino Michel Temer (PMDB), é uma conquista do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. Com a novidade, acredita Zecão, o Governo do Estado terá fôlego para equilibrar as finanças e colocar os salários do funcionalismo em dia, sem necessidade de mais parcelamentos.
EXPOAGRO – Moção do vereador Nery da Silveira (PDT), que pede que a Associação dos Fumilcultores do Brasil (Afubra) possibilite mais dias de visitação dos produtores à Expoagro, também foi aprovada por unanimidade na sessão da Câmara da última segunda-feira. De acordo com o parlamentar, apesar de a Afubra disponibilizar ônibus para que os produtores marquem presença nas atividades em Rincão del Rey, em Rio Pardo, “muita gente não consegue participar porque trabalha durante a semana”. Entre as sugestões do pedetista está a abertura dos portões para os produtores em um dia do final de semana. “Tenho certeza de que a Afubra, responsável por esta feira grandiosa, vai analisar a proposta com carinho”, disse.
TURNO úNICO – Celso Krämer e Renato Gollmann, ambos do PTB, José Cândido Faleiro Neto (PT) e Eduardo Kappel (PP) criticaram o fato de a Prefeitura adotar turno único nas secretarias de Infraestrutura e Seviços Públicos e Agricultura, além de buscar autorização para implementação da medida nas outras pastas da Administração Municipal. Na opinião dos parlamentares de oposição, o que o prefeito Airton Artus (PDT) pretende com o turno único é liberar cabos eleitorais para fazerem campanha para Jarbas da Rosa, pré-candidato pedetista à Prefeitura, na parte da tarde. Lembrando que, conforme projeto do Executivo enviado para a Câmara, o turno único tem horário de expediente das 7h30min às 13h30min.
BRASíLIA – Não está repercutindo muito bem a viagem à Brasília de cinco vereadores de Venâncio Aires para encontro com ministros e defesa de afrouxamento de regras para a contratação de diaristas para a lavoura de fumo, especialmente. Embora muitos concordem que a iniciativa é importante, há quem entenda como exagerado o número de parlamentares destacados para integrar a comitiva na Capital Federal. Eduardo Kappel (PP) chegou a ser irônico: “Presidente, não permita que cinco vereadores viajem à Brasília a passeio. Tem vereador que vão ter que pegar pela mão pra não se perder por lá”. Quem estava na Câmara não conteve a risada após o pronunciamento. As agendas nos ministérios do Trabalho e da Agricultura, que estavam inicialmente marcadas para hoje, foram transferidas para o dia 30. A comitiva será integrada pelos vereadores Celso Krämer (PTB), José Cândido Faleiro Neto (PT), Nery da Silveira (PDT), Rudemar Glier (PMDB) e Zecão Melchior (PMDB), além da assessora de comunicação da Casa, Fernanda Bergmann, e de Isabel Ostreicht, do Sindicato Rural, que tem um dossiê completo sobre o assunto para apresentar aos ministros.
ATAQUE – José Cândido Faleiro Neto (PT) surpreendeu a todos em seu pronunciamento durante o período de comunicações. Logo que começou a falar, como de costume, chamou o governo interino de Michel Temer de “golpista”, mas, na sequência, inovou, atacando o vice-prefeito Giovane Wickert (PSB), a quem chamou de “rato traidor”. Em seguida, também utilizou os termos “vaselina” e “vira-casaca” ao se referir a Wickert, que deixou o PT recentemente e disputará a Prefeitura pelo PSB.
SéRGIO MORAES – Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) e José Cândido Faleiro Neto (PT) lideraram os pedidos a vereadores do PTB para que conversem com o deputado federal Sérgio Moraes (PTB) no sentido de demovê-lo da campanha que faz em defesa do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), investigado na Operação Lava Jato e que enfrenta processo de perda do mandato. “O deputado de vocês deveriam honrar os votos que fez em Venâncio Aires e região, mas está preferindo cuspir e virar o cocho onde comeu”, disparou Ana Cláudia.