O clima do Rio Grande do Sul não sofre mais a influência do fenômeno La Niña, que interferiu nas temperaturas e no volume de chuvas durante os últimos quatro meses. Segundo o estudo do mensal encomendado pelo Centro de Operações Integrado (COI) da Rio Grande Energia (RGE), a previsão é de que março seja um mês elevada incidência de dias chuvosos.
Se o prognóstico se confirmar, os impactos serão somente negativos e terão reflexos diretos nas culturas do milho intermediário – que está sendo colhido, do arroz e da soja, que estão no estágio de maturação com os produtores iniciando a colheita entre os dias 15 e 20 de março. Segundo o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar Vicente Fin, as culturas de verão, principalmente os grãos, já estão terminando o ciclo de desenvolvimento. “Se não chover muito a partir de agora, se registrará poucas perdas, porque estamos numa condição de tempo onde estas culturas não demandam mais de água para concluírem o seu ciclo de desenvolvimento”, salienta. Fin alerta que não se pode fazer muito alardes, porque o clima está muito estável, e hoje é difícil fazer uma previsão que seja segura e certa. “Porém, com a tendência de umidade e, tendo a oportunidade, o produtor não deve perder tempo e colher estas três culturas.”
ESTIMATIVAS
O milho da safra já foi colhido, estando no momento os produtores colhendo o intermediário. Com isso, chega a 50% o total do cereal colhido no município, plantado numa área de 14,5 mil hectares. O milho plantado na resteva do tabaco está em formação e com um desenvolvimento igual ao do cedo. Aproximadamente 15% dos 14,5 mil estão ficando prontos e em fase de colheita.
A soja está maturando devendo estar pronta para ser colhida nos próximos dias. Uma parte ainda stá atrasada e aquela plantada na safrinha está começando a se estabelecer na lavoura. A área da soja da safra soma entre 2,9 mil a 3 mil hectares e entre 300 e 350 hectares na safrinha.
Dos 1.750 hectares, uma parte do arroz já está entrando na fase de colheita, como as variedades mais precoces.