As cores da Bandeira do Rio Grande do Sul se uniu ao azul do céu, neste domingo, 13, em Venâncio Aires. O ato para troca da bandeira do Brasil que cede lugar à do RS, ocorre há 15 anos no início da Semana Farroupilha. O ato, nesta manhã, foi realizada pelo Rotary Chimarrão em parceria com a Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), entidade organizadora dos Festejos Farroupilhas na Capital do Chimarrão.
Com a presença do secretário municipal de Educação de Venâncio Aires, Emérson Elói Henrique, que representou o prefeito Airton Artus, presidente da ATVA, Ernesto Sergio Sthal, vice-prefeito Giovane Wickert, patronos dos festejos no município, Liliane Pappen e José Darci da Silveira, coordenador da 24ª Região Tradicionalista, Dalmo Mayer, o diretor da comissão do monumento à bandeira, do clube de serviço, Adilor Adams, falou em nome do presidente do Rotary Chimarrão, Eduardo Heisler. Adilor relembrou os 15 anos do espaço histórico.
Conforme Adilor, o monumento foi idealizado em sua gestão na presidência do Rotary Chimarrão em 1999, por Leo Bülow e concretizado pelo arquiteto Gustavo Bülow. A inauguração ocorreu no dia 22 de abril de 2000, para homenagear os 500 anos do descobrimento do Brasil. Ele também destacou o estilo da projeção e execução do monumento, o qual remete à simbologia de uma espada, pintado em azul e amarelo, cores do clube de serviço.
Adams, também, mencionou a permanência das bandeiras hasteadas à noite, por conta da iluminação especial focadas nos Pavilhões que lá permanecem diuturnamente. Confeccionadas de material especial para resistir às intempéries. Quanto as dimensões das bandeiras, ele destacou que possuem 5,20 m x 7 m, com relação à padronização oficial.
Secretário municipal de Educação, Emérson Henrique, encerrou a solenidade com um poema do patrono da 16ª Feira do do Livro, Luiz Coronel, que homenageia a Epopéia Farrapa. O Pavilhão rio-grandense permanecerá hasteado até o fim do mês de setembro.
Nesta tarde, a partir das 15h30min, será realizada a abertura oficial da Semana Farroupilha, em Venâncio Aires. Fusão das Centelhas e homenagens aos patronos, com a presença de cavalarianos e autoridades municipais e tradicionalistas ocorrem no Parque Municipal do Chimarrão.
‘Campeirismo Gaúcho e sua importância social e cultural’, é o tema que norteia as atividades farroupilhas em todo o estado.