Foto: Letícia Wacholz / Folha do MateRogério Camacho e a filha Nicolly receberam as orientações no bairro Morsch
Rogério Camacho e a filha Nicolly receberam as orientações no bairro Morsch

No Dia Nacional de Esclarecimento Contra o Aedes Aegypti, Venâncio Aires não ficou de fora e fez o tema de casa. Das 8h às 12h, mais de 100 voluntários percorreram dezenas de ruas dos bairros de Venâncio Aires para levar a mensagem de conscientização e dicas de prevenção. Mais de 14 mil fôlderes foram distribuídos de casa em casa. A ação reuniu servidores de diversas secretarias municipais, entre elas a Saúde e Meio Ambiente; agentes de endemias, secretários municipais, vereadores, membros do Lions Melvin Jones, escoteiros Arés e Guardiões Ambientais.

Nas casas de quem estava trabalhando ou nem tinha acordado nas primeiras horas da manhã, o material explicativo foi deixado nas caixas de correio ou debaixo das portas. Mas teve quem abriu as portas e recebeu as equipes para aprender mais sobre o combate ao mosquito. È o caso do morador do bairro Morsch, Rogério Camacho, 42 anos. Ele, ao lado da filha Nicolly, 10 anos, escutou atentamente as dicas da agente de endemias Rosecleia Braga da Rosa e da voluntária Rosmeri Bergmann Wachholz. “Esse trabalho é muito importante, principalmente aqui no bairro, onde já teve um foco confirmado e os moradores ficaram preocupados”, ressaltou Camacho. A pequena Nicolly também ficou atenta às dicas e sabe que ao retornar para a escola, nos próximos dias, o assunto vai ser discutido em sala de aula.

Foto: Letícia Wacholz / Folha do MatePrefeito Airton Artus e promotor Fernando Buttini acompanharam as visitas domiciliares
Prefeito Airton Artus e promotor Fernando Buttini acompanharam as visitas domiciliares

A casa de Sandro Simon também foi visitada por uma comitiva liderada pelo prefeito Airton Artus e pelo promotor de Justiça, Fernando Buttini. O chefe do Executivo, que também é médico, enumerou diversos cuidados que se deve tomar em casa e ressaltou a importância de cada morador fazer sua parte neste momento que preocupa os órgãos de saúde do mundo todo. Simon disse que já está atento aos noticiários, afirma que está monitorando sua casa. Além disso, conta que também procura passar estas lições para os filhos Artus, de 9 anos e Davi, de 4 anos. “Se cada um fizer um pouco, todos vão se beneficiar.”

Avaliação

“A população nos recebeu muito bem, de pertas abertas e também nos surpreendeu, pois está bem informada”, destacou Márcia Luft, enfermeira coordenadora dos agentes comunitários de saúde. Com foco no trabalho de prevenção e conscientização, esta etapa do mutirão não contou com o recolhimento de entulhos como ocorreu no bairro Gressler, no fim de janeiro.

Conforme Márcia, novas ações de combate ao mosquito devem voltar a ocorrer, mas ainda não há nenhuma PROGRAMAÇÃO agendada. No entanto, as equipes de agentes de saúde e endemias continuarão o trabalho de fiscalização e orientação, principalmente junto às armadilhas espalhadas em diversos pontos da cidade. Sobre a situação do bairro Morsch, onde em janeiro teve um foco confirmado, a enfermeira reforçou que a situação está controlada e vem sendo monitorada constantemente.

Enfermeira e assessora da Secretaria de Saúde, Vera Tuppel destacou o emprenho dos envolvidos durante as visitas que, segundo ela, foram muito produtivas e esclarecedoras. Ela lembra que, a partir da próxima semana, com a volta às aulas, as escolas do município serão orientadas a repassarem o assunto e entregarão fôlderes explicativos para que os alunos possam levar para casa e compartilhar com suas famílias. “As escolas serão fundamentais neste trabalho e ajudarão a levar esse alerta para muitas casas.”

Agentes de endemias e a enfermeira Gisele Reis, que também coordena a Unidade de Atendimento Infanto-Juvenil, participam na segunda-feira, 15, de uma reunião sobre o combate ao mosquito, na 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Santa Cruz do Sul.