Foto: Kethlin Meurer / Folha do MatePara Carine, o sinal de celular foi um avanço para toda a comunidade e facilita a vida dos moradores
Para Carine, o sinal de celular foi um avanço para toda a comunidade e facilita a vida dos moradores

Desde setembro do ano passado, moradores de Monte Alverne contam com o sinal de celular da operadora Vivo e desfrutam de melhor qualidade de vida. Localizada em Linha Marechal Floriano, a torre com 70 metros de altura oferece sinal 3G e beneficia cerca de 10 mil habitantes do distrito e localidades próximas. 

Conforme o vereador Alceu Crestani (PSDB), o qual há dez anos buscou levar o sinal de celular para Monte Alverne, o próximo objetivo é também beneficiar a localidade de Saraiva que, no momento, ainda não tem sinal de telefonia móvel devido a problemas técnicos. “A região é muito acidentada e de muitas montanhas e isso dificulta a transmissão do sinal, mas estamos na luta para levá-lo até Saraiva”, comenta.Passados alguns meses após a conquista do serviço, os moradores mostram-se contentes com o sinal de telefonia móvel. A balconista Carine Melz Petersen, 28 anos, por exemplo, trabalha no distrito e conta que agora utiliza com mais frequência o celular e pode aproveitá-lo muito mais. “Faço pesquisas pelo celular para fazer trabalhos da faculdade e tudo fica mais fácil. Isso foi um avanço para toda a comunidade”, comenta. Segundo ela, antes, quando não havia sinal de celular, algumas pessoas se deslocavam até a loja para poderem utilizar o telefone fixo em casos de emergência. Este número diminuiu desde setembro do ano passado em torno de 90%. “Agora quem pede emprestado o telefone fixo são só os idosos, porque alguns não sabem mexer no celular”, acrescenta.

REDUçãO DE GASTOSProprietária de uma loja de eletrodomésticos de Monte Alverne, Eliana Kramer, 30

Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateDesde que há sinal de celular em Monte Alverne, Jaqueline e Eliana somente uso o aparelho para trabalhar
Desde que há sinal de celular em Monte Alverne, Jaqueline e Eliana somente usam o aparelho para trabalhar

anos, somente utiliza o celular para fazer os atendimentos na loja. Conforme ela, torna-se mais barato comparado aos gastos com o telefone fixo. “Antes nós só usávamos telefone fixo, mas agora, com o celular fica mais fácil e sai mais barato, tanto para nós, quanto para os clientes, porque a maioria também tem celular da vivo”, comenta. Eliana também trabalha com as vendas de aparelhos de telefonia móvel e conta que a procura pelos mesmos aumentou nos dois meses após a conquista do sinal, quando chegaram a vender cinco celulares por dia.De acordo com Jaqueline Schäefer, 23 anos, funcionária da mesma loja, o único problema está no fato de algumas pessoas terem que trocar os aparelhos e adquirir celular com sinal 3G, pois somente ele funciona no local. “Algumas pessoas a recém tinham comprado o celular, mas tiveram que trocar, porque o delas não pegava. Os mais velhos reclamam também por terem que usar celular com toque de tela, pois eles têm dificuldades de mexer”, comenta Jaqueline. No entanto, Eliana não nega a felicidade ao poder utilizar o celular todos os dias, realidade antes que estava tão distante.

Agora que tem sinal de celular em Monte Alverne, não vamos mais conseguir ficar sem