
Desde setembro do ano passado, moradores de Monte Alverne contam com o sinal de celular da operadora Vivo e desfrutam de melhor qualidade de vida. Localizada em Linha Marechal Floriano, a torre com 70 metros de altura oferece sinal 3G e beneficia cerca de 10 mil habitantes do distrito e localidades próximas.
Conforme o vereador Alceu Crestani (PSDB), o qual há dez anos buscou levar o sinal de celular para Monte Alverne, o próximo objetivo é também beneficiar a localidade de Saraiva que, no momento, ainda não tem sinal de telefonia móvel devido a problemas técnicos. “A região é muito acidentada e de muitas montanhas e isso dificulta a transmissão do sinal, mas estamos na luta para levá-lo até Saraiva”, comenta.Passados alguns meses após a conquista do serviço, os moradores mostram-se contentes com o sinal de telefonia móvel. A balconista Carine Melz Petersen, 28 anos, por exemplo, trabalha no distrito e conta que agora utiliza com mais frequência o celular e pode aproveitá-lo muito mais. “Faço pesquisas pelo celular para fazer trabalhos da faculdade e tudo fica mais fácil. Isso foi um avanço para toda a comunidade”, comenta. Segundo ela, antes, quando não havia sinal de celular, algumas pessoas se deslocavam até a loja para poderem utilizar o telefone fixo em casos de emergência. Este número diminuiu desde setembro do ano passado em torno de 90%. “Agora quem pede emprestado o telefone fixo são só os idosos, porque alguns não sabem mexer no celular”, acrescenta.
REDUçãO DE GASTOSProprietária de uma loja de eletrodomésticos de Monte Alverne, Eliana Kramer, 30

anos, somente utiliza o celular para fazer os atendimentos na loja. Conforme ela, torna-se mais barato comparado aos gastos com o telefone fixo. “Antes nós só usávamos telefone fixo, mas agora, com o celular fica mais fácil e sai mais barato, tanto para nós, quanto para os clientes, porque a maioria também tem celular da vivo”, comenta. Eliana também trabalha com as vendas de aparelhos de telefonia móvel e conta que a procura pelos mesmos aumentou nos dois meses após a conquista do sinal, quando chegaram a vender cinco celulares por dia.De acordo com Jaqueline Schäefer, 23 anos, funcionária da mesma loja, o único problema está no fato de algumas pessoas terem que trocar os aparelhos e adquirir celular com sinal 3G, pois somente ele funciona no local. “Algumas pessoas a recém tinham comprado o celular, mas tiveram que trocar, porque o delas não pegava. Os mais velhos reclamam também por terem que usar celular com toque de tela, pois eles têm dificuldades de mexer”, comenta Jaqueline. No entanto, Eliana não nega a felicidade ao poder utilizar o celular todos os dias, realidade antes que estava tão distante.
Agora que tem sinal de celular em Monte Alverne, não vamos mais conseguir ficar sem