Faleceu na noite de ontem, no Hospital São Sebastião Mártir, Helena Emília de Brito Goulart, aos 93 anos. Ela será transferida ainda nesta manhã para o plenário da Câmara de Vereadores onde ocorrerá o velório. Não está confirmado o horário do enterro.
Helena foi a primeira eleita vereadora em Venâncio Aires, cargo que ocupou de 1973 a 1982. Na primeira eleição, foi eleita com mais de 1,5 mil votos. Era viúva do ex-prefeito Salvador Stein Goulart, que esteve à frente do Executivo Municipal de 1963 a 1968.
Vida política e comunitária
Iniciou sua carreira política em 1946, na época da redemocratização do país e da criação de novos partidos políticos, filiando-se ao Partido Social Democrático. Em 1952, passou a fazer parte do Partido Trabalhista Brasileiro, partido que fundou em Venâncio Aires ao lado do marido. Mas foi em 1964, com a extinção dos partidos tradicionais e a implantação do bi-partidarismo, que deu continuidade a sua carreira política no Movimento Democrático Brasileiro. Neste mesmo ano, foi eleita a presidente do partido.
Quatro anos mais tarde, a convite do partido, foi candidata a vice-prefeita, mas a chapa não foi eleita. Foi somente em 1972 que candidatou-se a vereadora. Foi a única mulher candidata. Dia 15 de novembro daquele ano ficava na história, elegendo a primeira mulher do Legislativo e tornando-se a vereadora mais votada em toda história política do município.
Em 76, foi reeleita com 622 votos, obtendo a terceira maior votação. Fez parte da comissão de Educação do Legislativo. Alinhada a política, Helena também foi membra do Lions Clube, durante mais de 20 anos secretariou o núcleo da Legião Brasileira de Assistência, foi fundadora do Centro Assistencial de Venâncio Aires e fez parte da Associação dos Funcionários Municipais. Em 1979 ficou viúva. Em 1980, depois que Leonel Brizola criou o PDT, em seguida, Helena fundava esta sigla em Venâncio.
Prefeitura decreta luto oficial pela morte de Helena Goulart
Devido ao falecimento da ex-vereadora e fundadora do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Venâncio Aires, Helena Emília de Brito Goulart, 93 anos, o prefeito Airton Artus decretou luto oficial por três dias, referentes aos serviços prestados ao Município. Durante o luto oficial, a bandeira municipal é hasteada em todas as repartições públicas do governo a meio mastro.