Circular pelas ruas de Venâncio Aires requer muita atenção, principalmente na área central. Não bastasse o elevado número de veículos e o frequente desrespeito às normas de trânsito por alguns motoristas e pedestres, os problemas nas sinaleiras deixam o problema ainda maior.
Mesmo com o fim das aulas, o que diminui em muito o tráfego de veículos – incluam-se as bicicletas – e o fluxo de pedestres, circular pelas ruas centrais da cidade requer um exercício de paciência e de muita atenção.
Ontem à tarde, a reportagem da Folha do Mate circulou pelas principais ruas da cidade. E o maior problema se verificou no cruzamento das ruas Júlio de Castilhos e General Osório. No local há semáforos, que estão desligados.
Outro ponto que requer cuidado fica uma quadra acima, no cruzamento das ruas Júlio de Castilhos e Jacob Becker. Sempre há um trânsito intenso e, segundo relataram comerciantes, seguidamente acontecem acidentes no local.
Na esquina das ruas Tiradentes e Jacob Becker, onde há uma faixa de pedestres e muita movimentação de pessoas por causa do Hospital São Sebastião Mártir, não foi flagrado nenhum motorista desrespeitando a norma.
Seguindo pela Tiradentes, o cruzamento com a rua 15 de Novembro é outro que requer atenção. Principalmente nos horários de pico, pois muitas pessoas que trabalham no Distrito Industrial ou empresas situadas no lado lestes da cidade, usam aquele trajeto para voltar ao centro.
Na rua Osvaldo Aranha, os tradicionais engarrafamentos, mas que não chegam a causar maiores transtornos. Salvo quando algum motorista decide parar para que uma pessoa desça, em plena rua.
SOLUçãO
O secretário geral de Governo, Tiago Quintana, destacou que o objetivo é aplicar as modificações sugeridas no estudo de forma gradativa a partir de janeiro. A meta é começar pela questão relacionada com o fluxo de mão única. “Pensamos que essa é uma questão mais urgente. Aos poucos, concretizamos as outras.” Em relação à sinaleira no cruzamento das ruas Júlio de Castilhos e General Osório, Quintana observou que o conserto já foi providenciado com a empresa responsável pela instalação. A pintura de faixas de segurança que estão apagadas pela ação do tempo também serão executadas o mais rápido possível, segundo ele.