Foto: Maicon Nieland / Folha do MateAlunos do IFSul promovem a arrecadação de doações e divulgação das entidades
Alunos do IFSul promovem a arrecadação de doações e divulgação das entidades

Os caminhos da 3ª Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci) também levam para as ações sociais. Implementado pela primeira fez, o projeto “Movendo o social” tem o pensamento de engajar estudantes e comunidade.

Quem visitar a PROGRAMAÇÃO no pavilhão São Sebastião Mártir poderá conhecer o que entidades do município realizam, assim como auxiliar com doações e se integrar as oficinas realizadas. Responsável por coordenar este projeto, a professora Angelita da Rosa ressalta que o evento no novo espaço possibilitou a realização do trabalho.

“A gente percebeu que os nossos alunos poderiam se engajar em favor da própria comunidade. Então nós estímulamos os alunos que não estavam nos projetos a buscarém uma ideia de ação social. E não buscar só uma ideia, mas também uma parceria”, destaca Angelita.

APOIO

Desta forma cada grupo buscou uma entidade que pudesse trabalhar em prol, tornando o “Movendo o social” viável dentro da Movaci. A docente reforça que as mais variadas ações podem ser conferidas.

“Nós temos aqui recolhimento de alimentos para o João XXIII, recolhimento de material de higiene e limpeza ao hospital São Sebastião Mártir, brinquedos e livros para a Paresp, livros para a Biblioteca Pública Municipal, brinquedos para creches.”

Outros exemplos ainda são a divulgação de entidades como o Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva), a coleta seletiva em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, conscientização sobre a doação de sangue, atividades esportivas e contação de história.

“Uma série de ações para complementar a Movaci e transformar esse evento em uma referência pra comunidade de Venâncio”, conclui Angelita da Rosa.