A exemplo das duas sessões anteriores, o Movimento Despertar voltou a ocupar a Tribuna da Câmara de Vereadores na sessão da segunda-feira à noite, 15. O estudante de Publicidade, Vitor Madsen Kretschmer, defendeu as principais bandeiras do Movimento Despertar, como a redução dos salários dos vereadores, do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários municipais. Além disso, reivindicou ainda a redução do número de assessores dos vereadores e a extinção do cargo de secretário municipal adjunto.

Kretschmer rebateu algumas críticas que o movimento vem recebendo, as quais, segundo ele, são infundadas. Justificou que nenhuma de suas críticas era pessoal aos vereadores, porque as questões não eram pessoais, e sim, demonstravam o descontentamento com o atual momento político vivido no Brasil. “Temos nos sentido esquecidos por vocês em relação a algumas reivindicações já encaminhadas”, frisou. Kretschmer afirmou que acredita que os representantes do povo devem receber salários equiparados aos demais trabalhadores. “Vamos continuar o nosso movimento porque estamos aqui para falar para todos e não somente para vocês. Estamos abertos ao diálogo. A luta é por Venâncio Aires, pelo povo e pela cidade. Nosso movimento é sem cor partidária.”

O presidente da Câmara Telmo Paulo Kist (PDT) parabenizou Kretschmer pela sua postura e maturidade na colocação das reivindicações. Eduardo Kappel Trindade (PP) reiterou que apoia a causa do movimento e que aceita a redução de seu salário. Hélio Artus (PDT) afirmou que está no seu sexto mandato, que não concorda com a redução e acha justo o salário que recebe como vereador. Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) disse que não concorda com algumas reivindicações do movimento e que o salário dos vereadores é um direito constitucional. Helena da Rosa (PMDB) afirmou que acredita no movimento e que a democracia é o clamor do povo e que, com muito diálogo, as coisas vão se encaminhando.

Vilson Gauer (PT), Cleiva Heck (PDT), José Ademar Melchior (PMDB), Rudemar Glier (PMDB), Renato Gollmann (PTB) e José Cândido Faleiro Neto (PT), enfatizaram que igualmente querem um município melhor, destacando que assim como o jovem, também pagam seus impostos e, parabenizaram Kretschmer pela sua manifestação.