Nem as incertezas da economia, tão pouco a redução de espaços no estande coletivo do Rio Grande do Sul na Francal foram páreos para as 34 micro e pequenas empresas que participaram da Feira Internacional de Moda em Calçados e Acessórios, que ocorreu de 6 a 9 de julho, em São Paulo. Com um acréscimo de 26,32% em comparação com os negócios fechados em 2014, os empreendedores gaúchos contabilizaram R$ 9.693.743,00 em acordos comerciais.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho, este desempenho prova que, com competência e muito trabalho, é possível obter resultados positivos mesmo com o mercado em recessão. “A atuação conjunta entre empreendedores e entidades parceiras foi fundamental para alcançarmos resultados tão expressivos”, afirma. O estande coletivo do Rio Grande do Sul na Francal foi viabilizado pela parceria entre SEBRAE/RS, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV) e Associação Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI).

Segundo levantamento realizado junto aos empresários, os R$ 9,6 milhões refletem, pontualmente, 1.146 negócios fechados. Outros 907 negócios foram iniciados, além de o grupo contabilizar, ainda, 2.155 contatos com compradores. “O número de pares comercializados na feira chega a mais de 246 mil. “O estande do Rio Grande do Sul foi um dos mais movimentados da Francal e o desempenho de nossos pequenos negócios sinaliza uma provável recuperação do setor para o 2º semestre”, projeta o dirigente.