Mais um assunto que vem sendo amplamente discutido na comunidade venâncio-airense será tema de audiência pública da Câmara de Vereadores do município. A reunião está agendada para a próxima semana, quando será debatida a alteração do feriado de 11 de maio, aniversário de Venâncio Aires, para 25 de julho, dia do Colono e Motorista. A reunião, aberta à comunidade, acontece no dia 25 de abril, às 19h, no plenário Vicente Schuck.
O encontro, marcado para 16 dias antes do feriado do Município, antecipa a apreciação do projeto do Executivo, que ingressou na Casa Legislativa na última sexta-feira. A previsão é de ser votado na sessão do dia 29 de abril.
Proposição do presidente da Câmara, Telmo Kist destaca que a audiência servirá para ouvir a vontade da comunidade sobre o assunto. Ele observa que embora a mudança seja uma reivindicação da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (Caciva), o assunto ainda divide opiniões.
Enquanto alguns comerciantes lutam junto com a Caciva, pela troca do feriado para não afetar as vendas de Dias das Mães, outras pessoas defendem que o 11 de maio – data máxima do Município- continue sendo comemorada.
Conforme o presidente Telmo Kist, é ilegal transferir o feriado de aniversário do Município para o primeiro dia útil seguinte. Neste ano, por exemplo, o 11 de maio cai em um sábado, véspera do Dia das Mães, e não seria possível, decretá-lo para segunda-feira, dia 13. A dúvida foi esclarecida através de consultoria ao Igam, órgão que presta assessoria jurídica ao Legislativo de Venâncio Aires.
SINDICATO DISCUTE
Para o fim da tarde de ontem, estava prevista uma reunião do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul, que abrange Venâncio Aires, para discutir a troca do feriado. Conforme o presidente Afonso Schwengber, a entidade terá uma posição definida sobre o assunto após a reunião. “O que é bom para os comerciários será bom para nós”, adiantou.