Aproveite a última chance de participar do programa ‘Mulheres Mil’ em Venâncio Aires. Na segunda-feira, 9, ainda haverá oportunidade de inscrições na qualificação, que além do curso de recepcionista, oportunizará aprendizados escolares.

O foco, segundo a coordenadora local, Danielle Schweickardt do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), são mulheres em situações de vulnerabilidade social. Ela explica que 22 pessoas já se cadastraram e conforme o número estabelecido de vagas, restariam ainda três.

Além de ser o prazo final de inscrição, a segunda-feira, 9, marca o início das aulas que serão feitas na escola estadual Monte das Tabocas. Danielle Schweickardt frisa que haverá quatro dias por semana de aula, sendo um junto ao câmpus do IFSul.

Este primeiro encontro está marcado para às 19h junto ao educandário, onde também será conversado com as alunas sobre o cronograma de aprendizado e melhor horário, sendo das 18h30min às 22h30min ou das 19h às 23h.

A coordenadora relata que 12 professores vão atuar diretamente em sala de aula. Além do curso de recepcionista, haverá orientações, por exemplo, nas áreas de saúde, direito, língua portuguesa e meio ambiente. “Queremos dar um impulso para que elas busquem uma escolarização maior”, relata Danielle.

Inscrições

A idade mínima para participar é 16 anos e a mulher interessada deve fazer a pré-inscrição através da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social. No local é preciso estar munido de CPF. A cadastrada receberá uma documentação para confirmar a inscrição junto ao câmpus do IFSul. A qualificação com 240 horas, terá 160 horas envolvendo o curso de recepcionista e acontecerá ao longo de 15 semanas. Todas as participantes, ao final do curso, são certificadas em uma cerimônia de formatura.