A noite de sexta-feira, 24, foi especial para dez mulheres. Elas foram homenageadas pela Organização Não Governamental (ONG) Alphorria com o troféu ‘Mulher Ativista em Destaque. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e foi em decorrência do Dia Nacional de Mulher Negra celebrado no dia 25 de julho.
Receberam a homenagem não, somente, mulheres negras, mas aquelas que que possuem parceria, apreço com a ONG ou que desenvolvem um trabalho importante na comunidade. Elas são de diferentes profissões e áreas de atuação. A diretora da entidade Ana Lúcia Landim destacou que o objetivo da ONG é de combater a desigualdade social e racial. “Temos também um trabalho voltado para a cultura negra de forma intensa.” Ela também lembrou que a Alphorria, foi a única entidade da região, a receber em 2014 o prêmio ‘Diversidade RS’ na categoria ‘Cultura Negra’. Conforme Ana Lúcia, a premiação é uma forma de celebrar a luta de todas as mulheres pela autonomia e igualdade. “As homenageadas contibuiem com nós de alguma forma. As parcerias sempre são importantes.”
O secretário municipal da Cultura, Lucas Ferreira, destacou o trabalho da ONG Alphorria em Venâncio Aires. Também falou sobre o papel e a importância das mulheres na sociedade. “Por meio da profissão de professora que as mulheres passaram a ter respeito e destaque. é um orgulho de ter, atualmente, elas no poder.”Após as homenagens, a professora de História, mestre e doutoranda, Viviane Weschenfelder, apresentou o livro sobre os negros em Venâncio Aires. O lançamento da obra será em setembro na feira do livro do município. Daniela Bublitztambém cantou três canções durante o evento.
A presidente Dilma Rousseff sancionou, junho de 2014 a Lei Nº 12.987, que instituiu o 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e também da Mulher Negra. Teresa chegou a liderar durante o século XVIII o quilombo Quariterê, localizado no Mato Grosso e agregou negros, brancos e indígenas para defender esse espaço por muitos anos. Ela é tida como uma rainha e heroína em virtude de sua bravura na luta pela causa negra.
As homenageadas
Ana Flávia Hantt, Andréia Haas, Amanda Ferreira, Lisiane Santos de Vargas Camargo, Luciana Amaro Lopes, Luciana Beatriz Silva da Silva, Maria Suzana Carvalho, Maria Zulmira Portella de Moura, Sandi Kisler e Vivian de Cássia Fausto.
