Após meses de espera, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) respondeu negativamente ao pedido de municipalização da ERS-244 (Acesso Dona Leopoldina) em Venâncio Aires. Em maio, um documento foi enviado novamente solicitando a mudança, para entre as propostas, concretizar projetos de um caminhódromo e uma ciclovia no trajeto.
O órgão em resposta há cerca de duas semanas, aponta que só será viável a medida, mediante criação de rota alternativa asfaltada ao Acesso Dona Leopoldina que mantenha as ligações da RSC-287 e ERS-422. O vice-prefeito Giovane Wickert explica que a exigência do Daer é de que toda rodovia no Estado deve em algum momento se cruzar com outra.
Por exemplo, a RSC-453 que começa no município anexada a RSC-287, assim como a ERS-244, que inicia anexada a RSC-287.
Assim a 244, ela era uma ligação com a ERS-422 junto a esquina da Prefeitura (rua General Osório e Osvaldo Aranha). Então tem esse entendimento de que pra mudar qualquer coisa a gente tenha que agora ter outra linha asfaltada, ao menos que ligue a 244 com a 422
Alternativa
Conforme Wickert, apesar de em um primeiro momento essa negativa ter sido vista como algo ruim, ao mesmo tempo poderá fundamentar a importância de asfaltar a antiga estrada velha para Santa Cruz do Sul.
A via abrange a RSC-287 no trevo de acesso a Linha Hansel até o bairro Bela Vista. “Então esse é mais um documento mostrando a importância daquela rota (estrada velha), pra que a gente consiga municipalizar a ERS-244 que está dentro do perímetro urbano.”