Com o constante desafio de reduzir o déficit de vagas na Educação Infantil de Venâncio Aires, a Secretaria Municipal de Educação anuncia para este mês a abertura de 27 novas vagas nos níveis 1A e 1B (0 a 2 anos) em duas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). A ampliação da oferta será possível após adaptações nas unidades Bela Vista e Arco íris. No atual governo, a construção de escolas e reformas já possibilitou a ampliação de 70% no número de vagas ofertadas a crianças de 0 a 5 anos de idade, em turno integral.
O relatório de novas vagas e a evolução no quadro de atendimentos da Educação Infantil em Venâncio Aires foi apresentado nesta segunda-feira, 10, ao prefeito Airton Artus. Com o objetivo de zerar o déficit de vagas na educação infantil até o fim de seu mandato, Artus cobrou esforços para eliminar a fila de inscritos que já chegou a mais de 400 crianças em 2009 e atualmente conta com 45. Conforme o prefeito, além de adaptações nos educandários, na legislação que permite aumentar o número de crianças por professor em alguns níveis e a possibilidade de compra de vagas na rede privada, a Administração Municipal já concluiu três novas Emeis em seu mandato (Bela Vista, Santa Tecla e Brígida) e finaliza a construção de outras duas (Brands e Xangri-lá) para 2015.
O secretário municipal de Educação, Emerson Elói Henrique, destaca o acréscimo no número de atendimentos na educação infantil. Em 2009, 876 crianças eram atendidas no turno integral das Emeis. Em cinco anos, esse número subiu para 1.310 crianças, um crescimento de 66,8% na oferta de vagas. “Hoje temos fila de espera nas escolas pretendidas pelas famílias, mas buscamos ofertar o remanejamento para escolas onde há vagas em cada nível. Muitas famílias, porém, preferem abrir mão da vaga para aguardar na escola de sua preferencia. Eliminando essas questões, hoje temos 45 crianças sem vagas, sendo que a maioria nos níveis de berçário, 1A e 1B”, explica o secretário.
A partir de 2016, o Ministério da Educação preconiza que os municípios atendam 100% das crianças entre 4 e 5 anos de idade na Educação Infantil. Para atingir a meta, a faixa etária foi a que mais cresceu nos últimos anos na Capital do Chimarrão, chegando a 445 alunos atendidos pelo Município. O secretário Henrique destaca que os alunos atendidos pela rede local estão em turno integral e, por isso, ainda não atingiu a meta. “Caso os atendimentos levassem em conta apenas um turno, conforme exige o Ministério, Venâncio Aires já atenderia 100% desta faixa etária”, finaliza.
INSCRIçõES PARA 2015 – Abre na próxima segunda-feira, 17, o período de novas inscrições para a rede de educação infantil municipal. O período segue até o dia 28, nas escolas, conforme o zoneamento do candidato. As inscrições podem ser feitas das 11h30 às 18h, com original e cópia da certidão de nascimento da criança, comprovante de residência, e comprovante de renda familiar.