Solenidade na tarde de ontem junto à prefeitura de Venâncio Aires, marcou a adesão do Município ao projeto ‘Viva o Taquari Vivo’. A primeira ação a ser realizada será um mutirão para recolhimento de lixo jogado no rio. A atividade ocorre no sábado, 11, a partir das 7h30min, em Vila Mariante.
Durante a solenidade, o coordenador Gilberto Soares destacou que o projeto tem caráter educativo e visa deixar o meio ambiente em uma situação melhor para as futuras gerações. “Essa mudança de olhar começa em nós. Precisamos entender que a água existente no planeta é a mesma que já estava aqui no tempo dos dinossauros”, disse.Soares informou que, desde a primeira ação em 2007, o projeto recolheu 23.972 quilos de lixo. Mas explicou que também são realizadas outras atividades, como seminários com estudantes da região, mostras com fotos e dados das ações, bem como jornadas técnicas para empresários, técnicos da área e interessados no tema. O prefeito Airton Artus mencionou que, apesar de se falar muito em preservação do meio ambiente nos dias atuais, muitas vezes isso não se reflete em ações práticas. Nesse sentido, ele destacou que o projeto é um exemplo positivo, por se dar com o apoio da população.
POPULAçãO CONVOCADA
Em Venâncio Aires, quem liderou a vinda do projeto foi o secretário municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Lucas Ferreira. Ele destaca que toda a população é convidada a participar do mutirão, que terá início na rampa de acesso à ‘Santinha’. Para as 11h, também está prevista apresentação da Orquestra Municipal junto à comunidade.
Além de Venâncio Aires, o mutirão ocorrerá em Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Estrela Cruzeiro do Sul e Lajeado. A realização é da Associação Comercial e Industrial (Acil) e da ONG Parceiros Voluntários, ambas de Lajeado.
Precisamos entender que a água existente no planeta é a mesma que já estava aqui no tempo dos dinossauros. Gilberto Soares – Coordenador do projeto