As obras das escolas municipais de educação infantil (emeis) dos bairros Brands e Xangri-lá seguem em atraso, mas no caso da primeira, foram retomadas depois do repasse de recursos federais pendentes desde o ano passado. Já a construção da escola do bairro Xangri-lá ainda não teve início, apesar da previsão para que isso tivesse ocorrido no começo de março deste ano.
De acordo com o secretário municipal de Educação, émerson Elói Henrique, a demora para construção da Emei do bairro Brands ocorreu porque o governo federal atrasou o repasse dos cerca de R$ 300 mil referentes à última parcela do convênio para a realização da obra. O valor encontrava-se pendente desde o fim do ano passado, motivando a paralisação da construção, que está 86% concluída, como informa o secretário.
Segundo émerson, o repasse do valor pendente ocorreu no mês passado e, por isso, a expectativa é que as obras retornem ao seu ritmo normal. O proprietário da NJK – responsável pela construção, Nelson Koefender, diz que os trabalhos na Emei do bairro Brands vêm sendo retomados aos poucos desde o dia 4 de maio. Conforme ele, o objetivo é ter a obra pronta em três ou quatro meses.
Em paralelo a isso, o Município já providencia a compra dos mobiliários e equipamentos necessários para colocar a Emei em funcionamento. Apesar disso, a Secretaria Municipal de Educação não fala em uma possível data para a inauguração.
Como explica o secretário émerson Elói Henrique, o maior desafio é a contratação dos profissionais para atuar no educandário. “O momento é de austeridade, mas vamos ter que achar uma maneira para ‘chamar’ esses professores, que entram na folha de pagamento da Prefeitura.”
Mais informações na edição impressa desta quarta-feira, 13