Venâncio Aires está dando um passo importante na constituição da Defesa Civil municipal. Na noite de quarta-feira, 30, uma reunião na prefeitura determinou a criação dos Núcleos da Defesa Civil Comunitária (Nudecs), que irão ajudar na organização da comunidade para prevenir e atender moradores em casos de emergência. O objetivo é aproximar a comunidade da Defesa Civil e ampliar as ações.
No encontro compareceram membros das comunidades de áreas de risco de enchentes, tanto dos bairros da parte baixa da cidade, próxima ao arroio Castelhano, quanto moradores do interior, como Vila Mariante e Linha Olavo Bilac. Quem compareceu na reunião foi recebido por membros da 11ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil (Redec 11), secretários municipais e a coordenadora municipal da defesa civil, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, que passaram as informações sobre o funcionamento e a importância dos Nudecs.
Esse grupo e os conhecimentos ficarão para as próximas gestões, como partrimônio do município
Ana Cláudia do Amaral TeixeiraCoordenadora da Defesa Civil Municipal
Para o coordenador regional da Defesa Civil, tenente coronel da Brigada Militar Vinícius Renner, o passo dado pelo município é importante e deve ser usado como modelo. “Isso deveria ser padrão em todos os municípios. Assim é possível construir um sistema de prevenção, e edificar as soluções em parceria com a comunidade”, destaca Renner.
Para a coordenadora municipal Ana Cláudia, a união da Defesa Civil com a comunidade é de grande importância para criar uma organização que deve perdurar independente de gestão administrativa. “Vamos usar esses grupos para ter uma apropriação do conhecimento local. Ninguém melhor para saber das condições de certo bairro que uma pessoa que vive lá a vida inteira. Assim teremos uma rede de comunicação e conhecimento, que servirá para as gestões futuras, e para o bem da comunidade.”
O próximo encontro entre Defesa Civil Municipal e comunidade será na próxima terça-feira, 5, dessa vez fechado para os demais venâncio-airenses. Nesse próximo encontro serão criados definitivamente os Nudecs e a forma de trabalho será definida e apresentada à comunidade.
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 01/08/2014.