Para solucionar a falta de vagas no Cemitério Municipal, a Prefeitura de Venâncio Aires trabalha com a possibilidade de ampliação do Cemitério da Vila Rica, localizado no bairro Macedo e que também está no limite da sua capacidade. Para o momento, a proposta é considerada mais viável do que a construção de um novo cemitério no bairro Santa Tecla, que ainda segue nos planos da Administração Municipal, mas tem custo estimado de cerca de R$ 6 milhões.
Segundo a secretária municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Deizimara Souza, a ideia é desapropriar uma área de cerca de duas hectares que se encontra sem uso ao lado do Cemitério da Vila Rica. O objetivo do proprietário seria lotear o imóvel, mas o Município está em tratativa com ele para que a área passe ao Município, o que também pode se dar através de uma permuta ou pela aquisição do espaço. De acordo com Deizimara, “foi uma negociação bem positiva
Ela menciona que a utilização do imóvel também depende de uma análise de solo e impacto ambiental, mas ressalta que já há um aceno positivo por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A intenção, diz, é que até o fim do ano haja um posicionamento sobre esta possibilidade de ampliação do cemitério.
MODELO DE GAVETAS
Caso o projeto seja viabilizado, a secretária municipal diz que a intenção é construir túmulos no modelo de gavetas. Assim, conforme Deizimara, espera-se que o problema da falta de vagas esteja resolvido por um período de até cinco anos. No entanto, afirma que o projeto de construção de um novo cemitério no bairro Santa Tecla não será deixado de lado. Para dar início à obra, comenta que devem ser reservados recursos financeiros já no orçamento do próximo ano.
Enquanto nenhum dos projetos se torna realidade, o Município providencia alterar a legislação sobre o tema para que se estabeleça um regramento referente à ocupação de túmulos que se encontram abandonados por um longo período, o que passaria por um recadastramento de sepulturas em cemitérios de todo o município.