Em segundo mandato e já tendo conquistado mais de 50 quilômetros em obras de pavimentação para Venâncio Aires, o prefeito Airton Artus lança um novo e audacioso desafio. Mirando-se na experiência de Caxias do Sul, o prefeito da Capital do Chimarrão parte em busca de mais 30 quilômetros de asfaltos para contemplar trechos do interior do município nos próximos cinco anos.

Os recursos serão buscados na União, financiamentos externos e orçamento próprio. Nos próximos dias, um encontro com o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho (PDT) e o ex-prefeito José Ivo Sartori (PMDB) deve indicar caminhos para Venâncio Aires alcançar esses recursos.

Airton Artus destaca que já trocou informações informalmente com os dois últimos prefeitos de Caxias do Sul a respeito da experiência de terem, juntos, realizado mais de 180 kms de asfalto no interior daquele município. “Comparando a população e a economia de Caxias do Sul, eles hoje são seis vezes maiores do que Venâncio Aires. Então, se eles fizeram 180, nós vamos fazer 30 kms”, projetou Artus.

Através do projeto PAC dos Frigoríficos, que já iniciou por Santa Emília e deve seguir até Linha Sapé, Picada Nova e Mariante, ao todo serão 18 quilômetros pavimentados. Além disso, outros 12 quilômetros são projetados beneficiando a estrada velha para Santa Cruz do Sul (Linha Hansel), Linha 17 de Junho, trecho entre Santa Emília e Teresinha e trecho entre Picada Nova e Palanque.

Artus destaca que, apesar da grande extensão territorial e das dificuldades de manutenção de mais de mil quilômetros de estradas vicinais, a pavimentação de pequenos centros urbanizados do interior pode transformar a geografia local.

“Apesar de beneficiar diretamente uma localidade, esses asfaltos deixam outras dezenas de comunidades muito próximas da pavimentação, transformando a infraestrutura do interior e, por consequência, melhorando nossa capacidade de manutenção de pequenos acessos”, considera.

Enquanto busca fontes de receita para colocar em prática seu projeto de asfaltamento do interior, o prefeito municipal já encomenda estudos de engenharia para apurar viabilidade técnica e levantamento de custos para as obras.