O prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, foi um dos cinco finalistas na categoria “Pequenos Negócios no Campo”, no prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS). A cerimônia de premiação ocorreu na noite de quarta-feira, 6, no Teatro do Sesc em Porto Alegre. O vencedor da categoria foi o prefeito de Gramado, Nestor Tissot.
Ao todo 40 finalistas, entre os 497 municípios do Estado, foram selecionados em oito categorias. Essa é a terceira vez que a prefeitura de Venâncio Aires é indicada ao Prêmio.
O projeto “Produzido em Venâncio – Renda no campo, sabor na mesa”, garantiu a classificação do município. O prefeito Airton Artus compareceu à cerimonia ao lado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Hélio Lawall, e do agente de Desenvolvimento, Cristiano Kauffmann. O projeto venâncio-airense que chegou a grande final relatava os investimentos públicos na busca por novas oportunidades de negócios e geração de renda aos agricultores. Entre os destaques estavam os trabalhos de orientação técnica, apoio à diversificação, capacitação empresarial, acesso a mercados de consumo, apoio técnico às agroindústrias e promoção de eventos e produtos desenvolvidos pela agricultura familiar (marketing rural). O prefeito Airton Artus comemorou a distinção e destacou que o prêmio é apenas parte de um trabalho complexo e focado pela Administração Municipal na promoção da diversificação rural e desenvolvimento do homem do campo. “Vimos aqui que muitos municípios se dedicam a essas premiações. De nossa parte, ficamos muito felizes por ter chegado até aqui e pertencermos ao hall de municípios que são exemplos de gestão e projetos para todo o Estado”, avalia.
MELHOR PROJETOGramado, que, além de vencedor na categoria Pequenos Negócios no Campo, recebeu o prêmio “Melhor Projeto” através do trabalho de orientação e qualificação de produtores para o desenvolvimento do turismo rural.
PREMIADOSO Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor reconheceu o “Melhor Projeto” do Estado e, também, outros sete prefeitos nas seguintes categorias temáticas:
– Compras Governamentais de Pequenos Negócios: Claiton Gonçalves de Farroupilha- Desburocratização e Formalização: Margarete Simon Ferretti de Nova Santa Rita- Implementação e Institucionalização da Lei Geral das MPEs: Darci José Lauermann de São Sebastião do Caí – Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária: José Fortunati de Porto Alegre- Inovação e Sustentabilidade: Luciano Azevedo de Passo Fundo- Municípios Integrantes do G100: Valdir Bonato de Viamão – Pequenos Negócios no Campo: Nestor Tissot de Gramado.
Os vencedores em cada categoria participam, no mês de maio, da etapa nacional, em Brasília.
PRêMIOO Prêmio Prefeito Empreendedor valoriza gestores que implementam projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. No Rio Grande do Sul, 143 cidades foram inscritas restando 40 finalistas.