Faltam três dias para a abertura da 140ª Festa de São Sebastião Mártir, e os devotos vivem e respiram o clima da festa. Os festejos que se iniciam nesta sexta-feira, 15, se estendem até a quarta-feira, 20, quando ocorre a missa campal seguida da procissão pelas ruas centrais. Na segunda-feira, 18, não haverá PROGRAMAÇÃO.
Há vários dias se iniciaram os preparativos no pavilhão de eventos, que serão intensificados a partir de hoje. O vigário paroquial padre Marcelo Carlesso, lembra que a cada ano, a festa é inspirada em um lema, e nesta edição é celebrado ´Somos família na paz e na oração, a exemplo de Cônego Albino e São Sebastião`. Ele observa que a Festa do Bastião é a quarta maior festa religiosa do Rio Grande do Sul e, em 2014, ela foi inscrita no calendário de eventos do Estado. “São momentos fortes de religiosidade, gastronomia, arte, cultura e diversão e são mais de 400 voluntários trabalhando ao longo do ano e nos dias de festa”, destaca.
Atrações
O padre Marcelo salienta que farão parte da PROGRAMAÇÃO uma carreata com a imagem do padroeiro, encontro com a terceira idade, 19 bandas, diversas missas em honra a São Sebastião, as galinhadas, cucas, tortas, cachorro-quente e o tradicional Pastel do Bastião preparado na hora. Na festa de 2014 foram mais de 22 mil unidades produzidas e comercializadas, além do artesanato, as lembranças religiosas e os brinquedos infantojuvenis.
Além de ser uma festa de cultura, entretenimento e gastronomia, o sacerdote enfatiza que a Festa do Bastião, em primeiro lugar, é uma festa religiosa. é a culminância de uma preparação que vem acontecendo ao longo do ano com 13 noites de celebração, chamada Trezena, além da visitação de 234 bandeiras de São Sebastião nos lares e comércios do município. O padre lembra, ainda, a coleta de donativos pela cidade e interior, a visita festiva dos festeiros e banda no comércio e indústrias da cidade e; a peregrinação da imagem do padroeiro pelas 33 comunidades que compõem a Paróquia São Sebastião Mártir.
Investimentos no pavilhão de eventos somam R$ 200 mil
Reestruturação total da praça de alimentação onde se localizam os setores do cachorro-quente, pastel, churrasco, galinhada, cozinha e almoxarifado, o refeitório como novos bancos, mesas, cavaletes, louça e alambrado). Além disso, reforma do setor padaria, caixas, palco, pintura e acabamentos. São as principais obras de melhorias efetuadas pela paróquia no pavilhão de eventos São Sebastião Mártir durante o ano de 2015. O investimento soma R$ 200 mil.
Além de todas estas melhorias, também houve investimentos, como o novo varandão junto ao Centro de Evangelização e tendas, bem como, o (capitel) lugar definitivo do padroeiro durante os dias de festa.
O pároco João Alberto Konzen informa que além de todas estas obras e melhorias, também foi restaurado o relógio da igreja matriz e foi feita a troca de um dos carros da paróquia (Gol ano 2008 por um novo Gol 2016).
O padre Beto adianta que pelos próximos anos, não estão previstas novas obras no pavilhão de eventos. Ele observa que o que foi feito deve servir para os próximos dez a 20 anos. “Foi uma obra arrojada e planejada dentro dos padrões de saúde, praticidade e necessidades atuais. Agora, a prioridade em obras é o telhado da Igreja matriz”, frisa. O pároco acrescenta que o pavilhão de eventos foi otimizado para os próximos anos e não deverá ter investimentos tão cedo. O padre Beto ainda elenca outras prioridades da paróquia, uma para cada ano, como por exemplo, o telhado da igreja, bancos da matriz, residência dos padres e um plano global de toda área da Igreja Católica (área que está em nome da Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul/Paróquia São Sebastião Mártir/Venâncio Aires), pois este é o nome jurídico da nossa Igreja.”