Em meio às movimentações para a inauguração do Presídio Estadual de Venâncio Aires, uma ação importante da Prefeitura Municipal foi deflagrada. Aproveitando que o superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, e o secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, estavam presentes no ato do último dia 2, o prefeito Airton Artus, com apoio de integrantes do primeiro escalão do governo, cobrou das lideranças estaduais a doação da área remanescente da penitenciária.

Os 91 hectares de propriedade do Estado que ‘sobraram’ nas imediações do presídio serão doados ao Município em forma de contrapartida pela construção da casa carcerária no território da Capital do Chimarrão. Além do repasse da área, ainda são esperados um posto para a Brigada Militar em Vila Estância Nova, a construção de um prédio novo para a Delegacia de Polícia de Venâncio Aires – este mais centralizado – e o reforço do efetivo das duas corporações na cidade. “Embora verbal, foi um acordo firmado em março com o governador Tarso Genro. Agora que a penitenciária está concluída e entregue, é hora de encaminharmos o repasse, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hélio Lawall.

No local, o Município pretende fazer vingar o projeto do novo Distrito Industrial. E, para não deixar a demanda cair no esquecimento, Airton Artus, antes de viajar para a Rússia – onde vai participar da 6ª Conferência das Partes para o Controle do Tabaco (COP6) -, solicitou agilidade na conclusão do projeto do Distrito Industrial. Artus também encaminhou pedido de audiência com o governador, o que deve ocorrer logo após o segundo turno das eleições, marcado para o próximo dia 26. A reunião servirá, justamente, para a apresentação do projeto, já que Airton Michels disse, na inauguração da cadeia, que o Estado aguardava apenas a finalização da proposta venâncio-airense para começar os trâmites da doação.

Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa deste fim de semana