Buscando adequar nomenclaturas e funções, uma equipe da Prefeitura de Venâncio Aires trabalha em uma ampla reforma administrativa. A primeira etapa, irá analisar os cargos comissionados da Administração Municipal. Após, um projeto de lei será encaminhado ao Legislativo para formalizar os novos quadros de CC’s do Município.

Uma segunda etapa irá analisar todos os cargos efetivos. Atualmente Venâncio Aires conta com 82 funcionários em comissão e outros 1.160 servidores concursados. São 8% do total de funcionários municipais indicados.

A equipe que trabalha na reforma é formada por membros da Secretaria de Administração e Procuradoria Jurídica. O objetivo principal é de adequar as funções de todos os funcionários do Município.

Conforme o regime de contratação atual, o primeiro cargo no serviço público é o de chefe de turma. Porém, este funcionário, na maioria das vezes não tem equipe para coordenar, uma vez que ocupa a função de auxiliar. Com a reforma este cargo será extinto, sendo substituído pela função de assessor.

Conforme o secretário Leandro Pitsch, o trabalho busca melhorar a gestão de recursos humanos. A reforma trabalha também a virtualização de funções, com o objetivo de redução de gastos. “Esta reforma é algo bem amplo, busca consertar distorções em funções de encarregados, assim como, pretendemos melhorar e otimizar os serviços.”

Conforme Pitsch, o programa, aliado a virtualização de processos permitirá economia de recursos financeiros. “No futuro iremos precisar contratar menos pessoas para atuar na administração pública, aliado a sistemas de informatização, vamos reduzir despesas. Ao longo do ano iremos sentir drasticamente a melhora na gestão operacional da prefeitura de Venâncio.”