Foto: Edemar Etges / Folha do Mate/ArquivoFMA exemplo do ano passado, procissão motorizada abrirá os festejos
A exemplo do ano passado, procissão motorizada abrirá os festejos

Missas em diversos horários, procissão pelas ruas centrais da cidade, shows de 15 bandas e do padre Ezequiel Dal Pozzo, tenda do ‘Tudo Premiado’, galinhada e o famoso pastel do Bastião. Estas são algumas das atrações da 141ª Festa de São Sebastião Mártir, que inicia hoje, às 19h.

Os festejos começam com a procissão motorizada que sai da comunidade São Francisco Xavier em direção ao centro da cidade onde ocorre a missa de abertura na igreja matriz. A festa segue até domingo à noite, 22, quando ocorre a apresentação e posse dos festeiros de 2018 e o sorteio dos 40 prêmios da ação entre amigos.

Além de ser um evento de cultura, entretenimento e gastronomia, conforme o pároco João Alberto Konzen, a ‘Festa do Bastião’, em primeiro lugar, é um evento religioso. “é a culminância de uma preparação que vem acontecendo ao longo do ano com treze noites de celebração, a chamada Trezena”, explica. O padre Beto salienta que a PROGRAMAÇÃO é preparada também com a visitação de 230 bandeiras de São Sebastião nos lares e comércios do município, com a coleta de donativos pela cidade e interior, com a visita festiva dos festeiros e banda ao comércio e indústrias da cidade e a peregrinação da imagem do padroeiro pelas 32 comunidades e núcleos que compõem a Paróquia São Sebastião Mártir.

Cada ano, a festa é inspirada em um lema que nesta edição é ´Misericórdia e perdão, com a intercessão de São Sebastião’. O padre Beto lembra ainda que são mais de 400 voluntários trabalhando ao longo do ano e nos dias de festa.

BandasDurante os quatro dias de festa, dez bandas do município e mais cinco de outros municípios, se revezarão no palco do pavilhão de eventos. Conforme os casais festeiros Junior e Mônica Simon, Leonardo Carlos e Cecília Justen, e, Luiz Carlos e Noeli dos Santos, salientam que o objetivo de trazer tantas, é valorizar e dar oportunidade para todos. Para tanto, foi promovida uma reunião com a Associação dos Músicos de Venâncio Aires, quando foram definidas as datas e horários que cada banda se apresentará.Os casais festeiros salientam que não haverá música durante o almoço e jantar, para que o público possa saborear uma boa galinhada com um som ambiente agradável e possa conversar e rever amigos. “A PROGRAMAÇÃO musical foi pensada com muito carinho para trazermos bom público todas as noites principalmente, e agradar a todos os que anualmente participam das edições da nossa festa”, salientam.

Hoje – 19 de janeiro

19h – Procissão motorizada saindo da comunidade São Francisco Xavier, passando pelas ruas da cidade até a igreja matriz 20h – Missa de abertura da festa21h – Galinhada no pavilhão de eventos21h30min – Banda Rainha Musical23h30min – Banda Nova Estação1h30min – Encerramento

Amanhã – 20 de janeiro (feriado municipal) 10h – Missa festiva do padroeiro – matriz11h30min – Galinhada no pavilhão de eventos12h30min – Banda Asa Branca14h30min – Banda Novo Encontro17h – Banda Os Hermanos18h – Show religioso com o padre Ezequiel Dal Pozzo de Caxias do Sul20h – Galinhada no pavilhão de eventos21h – Banda Champion23h – Banda Os Hermanos1h30min – Encerramento