Durante reunião da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), nesta quarta-feira, 17, em Santa Cruz do Sul, a preocupação dos prefeitos presentes foi uma só: medidas de contenção de despesas para fechar as contas em 2014. Conforme depoimento dos representantes municipais presentes, as dificuldades encontradas para repor as perdas deixadas pelos repasses federais e o excesso de compromissos assumidos são comuns a todos os municípios.

O prefeito Airton Artus, que já havia antecipado medidas de contenção e anúncio de cortes no orçamento, relatou aos colegas o trabalho o que vem sendo realizado pela Prefeitura de Venâncio Aires. Os prefeitos debateram ainda os resultados do Congresso de Municípios, que tratou do mesmo assunto, na última semana, em Canela.

Outra pauta de debates aconteceu em torno da fumicultura. No próximo mês acontece a 6ª Conferência das Partes (COP 6), na Rússia, que debaterá a posição dos países signatários da Convenção Quadro para Controle do Tabaco. O prefeito de Venâncio Aires, que será o representante dos municípios na Rússia, também será o próximo anfitrião da reunião. Na véspera da viagem, dia 7 de outubro, os prefeitos da Amvarp se reúnem na Capital do Chimarrão, às 10h.