Municípios pedem apoio ao governador devido à estiagem
Fruto da reunião conjunta entre as associações de municípios dos Vales do Taquari (Amvat) e Rio Pardo (Amvarp), ofício pedindo ajuda do Estado para minimizar os prejuízos com a estiagem foi elaborado e entregue pelo vice-prefeito e presidente da 12ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), Giovane Wickert, no sábado, 12, ao governador do Estado, Tarso Genro. O documento foi uma sugestão dos prefeitos, que tiveram reunião no início da noite da sexta-feira, 11, em Venâncio Aires.
Os presidentes das duas entidades, prefeito de Boqueirão do Leão, João Davi Goergen (Amvarp), e o prefeito de Taquari, Ivo dos Santos Lautert (Amvat), assinaram o ofício que pede a ampliação da ajuda do Estado aos municípios atingidos pela estiagem. “No meu município os prejuízos são muitos. Os pedidos para levarmos água e também para abertura das aguadas são tantos que quase não conseguimos atender. Precisamos que o Estado nos dê uma mão com mais algum dinheiro ou ainda com alguma máquina”, justifica o prefeito de Gramado Xavier, Reni Giovanaz.
Durante o encontro, os prefeitos salientaram que os R$ 52 mil repassados pelo Estado em janeiro para amenizar os prejuízos nos municípios com a seca foram insuficientes. “Além disso, foram muito direcionados e não pudemos atender a muitas demandas”, explica Goergen.
Durante o encontro, o prefeito de Sinimbu, Mario Rabuske, lembrou que havia assinado, em fevereiro, convênio com a União para o repasse de máquinas, mas que ainda não havia tido nenhum retorno concreto. “Precisamos ir atrás disso, pois daqui a pouco não sai mais nada”, aponta.
OUTROS ASSUNTOS
Além da estiagem, os chefes de Executivo ainda trataram de outros assuntos e abriram espaço para manifestações. A equipe da Expovale de Lajeado convidou todas as prefeituras dos dois vales que se juntem à festa que será realizada de 8 a 11 de novembro de 2012 em Lajeado. Os organizadores do evento apresentaram dados e números e as potencialidades dos municípios do Vale do Taquari.“Temos muita força, mas temos sido esquecidos pelos governos”, afirmou José Zagonel, da organização. Adiantou que na Expovale será criada a Avenida dos Municípios e, em função disso, convidou todas as prefeituras a marcarem presença.
O presidente da Câmara Setorial do Tabaco e diretor-secretário da Afubra, Romeu Schneider, solicitou o apoio dos prefeitos para se engajarem na mobilização contra as propostas da Conferência das Partes 5 (COP5) que será realizada em novembro de 2012 na Coreia do Sul. Se forem adotadas, trarão sérias consequências à fumicultura. A empresa de informática Positivo apresentou sua nova tecnologia da Educação.