Relembrar e conhecer a história são as palavras que descrevem, ainda mais, a exposição do Museu de Venâncio Aires neste mês de maio. Preparado com carinho pela equipe da Casa de Cultura, a nova exposição conta a história da Capital Nacional do Chimarrão que completa, dia 11 de maio, 125 anos de emancipação.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mate.

Segundo a coordenadora técnica do Museu, úrsula Back Esteves, a nova exposição conta a história de Venâncio Aires a partir de objetos do acervo em cinco salas de exposição. Dentre as mostras apresentadas, está o ciclo de erva-mate, os instrumentos musicais, os tradicionais vestidos de noiva ‘pretos’ de 1919 e 1915 estão a mostra para os visitantes. Além disso, toda a montagem e cada peça utilizada na exposição traz parte da história da Capital do Chimarrão. Um exemplo para isso, segundo úrsula, são os livros expostos referente aos Tabacos Knies desde 1954.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mate;

Neste ano, a Casa de Cultura terá, como de costume, o espaço no Parque Municipal do Chimarrão onde ocorre a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) 30 Anos de 5 a 8 e de 11 a 15 de maio, com a exposição dos vestidos das soberanas das 13 edições de festa. Porém, úrsula conta que uma novidade ocorre junto com a Festa. O Museu seguirá aberto, em dois turnos, no período da Fenachim para que os visitantes possam conhecer, também, a Casa de Cultura.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mate.

Nos nove dias de festa, o Museu estará aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h. Nos finais de semana o horário é das 15h às 18h. Para grupos interessados em visitar o espaço em outro horário, devem entrar em contato através do telefone 3741-5713.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mate.
Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mate.
Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mate.