Museu está com exposição sobre Václav Havel

-

O Núcleo de Cultura de Venâncio Aires está com uma nova exposição, que retrata a história do ex-presidente da República Tcheca e último presidente da Tchecoslováquia, Václav

Foto: Ana Carolina Becker / Folha do Mate.

Havel. O Museu pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 14h às 17h. E também neste domingo, 20, das 15h às 18h. A exposição vai até o dia 15 de abril.

Segundo a coordenadora técnica do Museu, úrsula Back Esteves, a exposição foi intermediada através da cônsul tcheca no Brasil, Lucie Lachoutová Natal da Luz. Além disso, as 40 fotos que retratam a vida do ex-presidente, capturadas por Oldrich Skácha, vão percorrer todo o Brasil. Depois de passar pela Capital do Chimarrão, seguem para São Paulo. “Pela amplitude da exposição, é possível perceber a valorização e relevância do Museu em receber trabalhos como esse e o quanto tornou-se conhecido”, afirma úrsula. A ligação do Museu de Venâncio com a República Tcheca é forte. Conforme a coordenadora técnica, várias exposições já estiveram ao mesmo tempo nos dois territórios.

QUEM FOINa exposição, as imagens apresentam momentos significativos da vida e trabalho de Václav Havel desde sua atividade política como escritor e dissidente durante as décadas de 70 e 80. Nessa época, o antigo regime totalitário da antiga Tchecoslováquia ‘foi normalizado’ depois da ocupação pelo exército soviético, que, em agosto de 1968, acabou com a Primavera de Praça e Veludo, com Havel tornando-se um dos personagens mais notáveis da oposição ao regime comunista, ganhando reconhecimento fora do país como um defensor dos direitos humanos, da paz e da liberdade de expressão.

O fotógrafo tcheco Oldrich Skácha foi quem acompanhou a vida do ex-presidente. Václav Havel é conhecido por sua obra dramática de estilo particular. Porém, nos dias atuais ele é o dramaturgo tcheco com mais encenações no estrangeiro. Ao longo da vida, Havel escreveu também uma numerosa série de ensaios, sendo esse gênero um dos seus fortes instrumentos para a expressão política.

No Brasil existem três edições traduzidas da obra de Václav Havel. Em 201 foi publicada a coletânea Poesia e Teatro, que inclui os dramas ‘Confraternização de Jardim’ e ‘Largo Desolado’ e a compilação de poemas concretos Anticódigos, tratando da única tradução feita direto da língua tcheca. Já em 1992 foi publicada a tradução de ‘Cartas a Olga’, uma coleção de cartas de Václav Havel enviadas da prisão à sua esposa. Em 1991 foi publicada a tradução da entrevista à distância de Havel com o jornalista Karel Hvizd’ala, feita nos anos de 1985/86.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido