Uma solenidade na noite de quarta-feira, 24, marcou a abertura oficial da III Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci). O ato no palco principal do pavilhão São Sebastião Mártir foi prestigiado por autoridades, estudantes, professores e diretores do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), que coordena o evento.
Após o Hino Nacional, o professor e coordenador desta Movaci, Itamar Hammes fez o pronunciamento de abertura. Ele ressaltou a PROGRAMAÇÃO como um espaço de crítica e aperfeiçoamento dos projetos de pesquisa e extensão.
“Tivemos 212 projetos inscritos, sendo em sua maioridade de Venâncio Aires, além de caravanas que recebemos de outras cidades. Uma das coisas mais difíceis é ter de cortar trabalhos. Porém nosso regulamento prevê 120, mas o importante é perceber que aconteçam avanços”.
Itamar conclui a fala destacando que todo trabalho da Movaci visa contribuir na comunidade com o desenvolvimento regional. “Que todos se sintam bem acolhidos nesse momento.”
Em seguida, em nome do prefeito Airton Artus se pronunciou o professor Emerson Eloi Henrique, servidor da Secretaria Municipal de Educação. “Vimos na visita as exposições, alunos preparados para apresentar, sem colas, pois vivenciaram os projetos. é a juventude pedindo passagem”, ressalta.
Emerson encerrou fazendo convite para a mostra de trabalhos, organizado pela pasta de Educação, que será no dia 24 de outubro no ginásio da comunidade São Lucas do bairro Aviação.
Os pronunciamentos fecharam com o diretor em exercício do IFSul, Fábio Lorenzzi da Silva, que detalhou a trajetória do evento que começou sua organização em 2011 e neste ano pela primeira vez veio ao pavilhão São Sebastião Mártir.
“Fizemos algo que foi sair da zona de conforto, que era realizar uma feira dentro do IFSul, vindo para um local magnifíco como esse. Sair de lá foi um desafio muito grande e podemos dizer que deu certo.”
A solenidade encerrou com a apresentação da banda integrada por deficientes visuais, que participam do projeto de ensino da música desenvolvido por bolsistas do IFSul Venâncio Aires. O grupo cantou e tocou três músicas: “Tocando em Frente” de Almir Sater, “Querência Amada” do Teixerinha e “Eu Duvido” de Eduardo Costa.