O Taquari ficou mais limpo depois do sábado, 11. Nesse dia, pela manhã, houve mutirão para recolhimento do lixo que se encontrava no rio e nas suas margens, em Vila Mariante – segundo distrito de Venâncio Aires. De caráter educativo, a ação fez parte do projeto ‘Viva o Taquari Vivo’ e ocorreu de forma simultânea, também, nas cidades de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela e Lajeado.
Em Venâncio Aires, conforme balanço divulgado pela Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo, foram coletados 200 quilos de plástico, 115 quilos de ferro, 45 quilos de pneus e borrachas, 22 quilos de tecido, 20 quilos de madeira e 20 quilos de vidro.
Quem participou do mutirão foi Carlos Canova Filho, que foi ao local acompanhado dos filhos Nícolas e Vicente, munidos de coletes salva-vidas. Morador da cidade, ele participa de um grupo de esportes de aventura que, inclusive, faz uso do rio em provas de canoagem.
Trouxe meus dois filhos para, desde cedo, conscientizá-los da importância de dar destino correto ao lixo.
Canova Filho ressalta que é preciso pensar no coletivo e que o lixo jogado no rio é levado de um município a outro pela força das águas.
Responsável por trazer o projeto ‘Viva o Taquari Vivo’ para Venâncio Aires, o secretário municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Lucas Ferreira, destaca o empenho das demais secretarias municipais que mobilizaram seus servidores para participar do ato, mas lamentou a baixa adesão da comunidade local. “Ainda assim, comemoramos o resultado, já que foram identificados focos de descarte indevido, que serão visitados pela fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente.”