Entre duas mãos, cabe o universo do porongo em forma de cuia que ao passar de mão em mão, na roda do mate, carrega a sabedoria legada de nossos ancestrais. Como no dedilhar das notas musicais, os dedos vão se juntando, a poesia toma forma e as histórias se recontam. O tempo pode até passar depressa, mas ‘Pelos caminhos do mate, preservando o passado, construindo o futuro’, a preceito, as gerações se entrelaçam para cultuar a tradição no sorver do chimarrão
Nesta sexta-feira, 24, quando se comemora o Dia do Churrasco e do Chimarrão’, instituídos por lei, também em homenagem a criação do primeiro Centro de tradições Gaúchas do mundo, o ’35 CTG’, os venâncio-airenses que vivem a tradição de tomar o mate, no seu dia a dia, a qualquer hora, em qualquer lugar, elevam um brinde à bebida símbolo do RS, fazendo jus ao nome de Capital do Chimarrão.
O encontro, hoje, entre 9h e 16h, ocorre no coração do município, a Praça da Matriz, onde conta a lenda que tudo pode ter começado, neste município, com a índia Caá- Yari, a rainha dos ervais.
Por iniciativa da 1ª Prenda Juvenil do Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo, Marina Mayer, 15 anos, ações, cultura e entretenimento vão se projetar por meio da bebida símbolo dos gaúchos, juntamente com o prato típico, o churrasco.
O evento leva a assinatura de Marina Mayer, e faz parte do projeto ‘CTG núcleo de fortalecimento da cultura gaúcha’, conforme diretriz do MovimentoTradicionalista Gaúcho (MTG), que integra as atividades das concorrentes à Ciranda Cultural de Prendas, fase regional.
Presente no evento a secretária-adjunta de Turismo do Rio Grande do Sul e Miss Brasil 2012, Gabriela Markus, também vai participar do ‘Mateando’, da Folha do Mate, conduzido pela editora Letícia Wacholz. O Instituto Escola do Chimarrão vai oportunizar oficinas aos visitantes, do preparo do chimarrão, bem como os diversos tipos criados.
‘Os benefícios da erva-mate e a relação na diminuição do colesterol’, será tema de palestra apresentada pela nutricionista Sinara Preuss. .
Na Travessa São Sebastião Mártir, vão ocorrer as atividades. No mesmo local, liderada pela equipe da Terra FM um ‘Costelão’ será assado em homenagem ao Dia do Churrasco. Cultura e entretenimento terão continuidade, à tarde, com passos de danças tradicionais e outras modalidades da cultura gaúcha.
à noite, a promotora do evento estará participará de mateada, junto ao Folha Cidadania, da Folha do Mate, no ginásio do Luizão, em Santa Emília..