O candidato do PDT, Jarbas da Rosa, aparece na liderança da corrida pela Prefeitura, com 38% das intenções de voto, na versão estimulada (quando se apresenta os nomes dos candidatos), segundo a nova rodada de pesquisa encomendada pela Folha do Mate ao Instituto Methodus. Em segundo está Giovane Wickert, do PSB, com 32,8%, seguido de Vinícius Medeiros, do PSDB, com 6,5%, e de Cesar Schumacher, do PT, que obteve 1%. Brancos e nulos somam 6,3%, enquanto que 15,5% não sabem em quem votar.

A coleta de dados para a segunda rodada ocorreu entre os dias 5 e 7 de setembro, com 400 pessoas sendo ouvidas em Venâncio Aires. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados obtidos, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RS-07472/2016. Antes da eleição, que está marcada para o dia 2 de outubro, a Folha do Mate publicará a terceira e última amostra de intenção de votos para a Prefeitura.Em relação a agosto, quando a Folha do Mate divulgou resultado do primeiro levantamento, o atual cenário evidencia que apenas Jarbas da Rosa (PDT) apresentou crescimento, pulando de 37% para 38%. Na amostra anterior, Giovane Wickert (PSB) tinha 34,5%, e agora aparece com 32,8%. Dessa forma, altera-se o quadro de empate técnico registrado anteriormente, com o pedetista abrindo uma vantagem suficiente para se isolar como líder. Vinícius Medeiros (PSDB) e Cesar Schumacher (PT) tiveram queda do primeiro para o segundo levantamento. O tucano desceu de 7,3% para 6,5%. Já o petista caiu de 1,5% para 1%. Brancos e nulos caíram de 6,5% para 6,3%. Quem não sabe em quem votar passou de 13,3% para 15,5%. A coleta de dados para a primeira amostra foi realizada nos dias 12 e 13 de agosto.

ESPONTâNEAJarbas da Rosa também aparece na liderança da abordagem espontânea (quando não se apresenta os nomes dos candidatos). Ao responderem à pergunta “Em outubro deste ano teremos eleições. Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de Venâncio Aires?”, ele foi lembrado por 30,5% dos entrevistados. Giovane Wickert é o segundo, com 22,5%, seguido de Vinícius Medeiros, que teve 4%, e Cesar Schumacher, com 0,3%. Brancos e nulos somaram 3,5%, enquanto que 39,3% não sabe em quem votar.Na comparação com a amostra de agosto, Jarbas e Giovane trocaram de posições: o socialista era o primeiro colocado, com 16,5%, já o pedetista aparecia com 15,3%. Ao contrário dos dois candidatos mais lembrados, que viram os seus percentuais aumentarem de uma para outra abordagem, Vinícius Medeiros e Cesar Schumacher apresentaram queda de agosto para setembro. O tucano tinha 4,5%, e o petista 0,5%. Brancos e nulos eram 6%, já os eleitores que não sabiam em quem votar, em agosto, alcançavam 56,8%.

Foto: Reprodução / Folha do Mate.
Foto: Reprodução / Folha do Mate.
Foto: Reprodução / Folha do Mate.