
No lugar das luvas e cachecóis, roupas mais leves. No lugar do chocolate quente, um suco. No lugar do dia cinza e com pouco sol lá fora, um céu azul e sol brilhante. No lugar do frio do inverno, temperaturas mais elevadas.
Segundo informações repassadas por Fabiane Gerhard do Centro de Informações Hidrometeorológicas, as temperaturas devem seguir, ainda, elevadas na próxima semana. Pois, uma massa de ar seco e quente segue definindo de forma predominante as condições do tempo na região. O que dificulta o avanço de frentes frias (sistema causador de chuvas) e massas de ar mais frio sobre o vale. “Em alguns dias, alguma frente fria pode tentar ingressar, ou até mesmo conseguir ingressar e atuar em parte do Estado e, por isso podem ocorrer períodos com maior quantidade de nuvens na região e alguma pancada de chuva”, explica.Há chance de existir uma alternância entre sol e nuvens, com condições para a chuva irregular nos períodos mais encobertos. “ As temperaturas de cada dia vão depender das condições do tempo. Em dias com maior quantidade de nuvens, as temperaturas sobem um pouco menos, já em dias com céu mais limpo, as temperaturas se elevam mais”, salienta Carolina Heinen, também do CIH.
Para ocorrer o veranico é necessário:é comum as pessoas denominarem as temperaturas elevadas fora do verão de veranico, mas em nem todas as situações ele está presente. Fabiana e Carolina explicam que para ocorrer o tradicional veranico é preciso ocorrer alguns fatores:
-Temperaturas máximas superiores a 25°C;-Temperaturas mínimas superiores a 12°C;-Céu limpo ou com névoa;-Calmaria ou ventos fracos (menor ou igual a 5,4 m/s, segundo a escala de Beaufort)-E, por fim, a duração mínima de todas esta características por quatro dias consecutivos.
Mais informações na edição impressa deste final de semana.