O Natal, comemorado no dia 25 deste mês, faz com que muitas pessoas aproveitem a data para refletir e trabalhar valores. Há crianças que aguardam ansiosas para a chegada do bom velhinho, o Papai Noel. Contudo, vale sempre lembrar que o verdadeiro significado do Natal vai muito além de presentear as pessoas que se ama.
é isso o que a professora do segundo ano do Ensino Fundamental da escola Monte das Tabocas, Marta da Veiga, busca trabalhar com os pequenos. Com trabalhinhos feitos na sala de aula, os alunos não apenas refletem sobre o real sentido do Natal, que é o nascimento de Jesus Cristo, como, também, repensam e reforçam valores.
Em função da data, a professora conta que todos os alunos do currículo (1º ao 5º ano), trabalham, neste ano, com atividades relacionadas à música ’12 coisinhas à toa que nos fazem felizes’. De acordo com Marta, o objetivo dos trabalhos é, justamente, fazer com que os pequenos não relacionem o Natal apenas ao consumismo e ao ato de ganhar presentes. “Com a música, nós estamos ensinando eles a dar valor às pequenas coisas da vida que também são importantes, como andar de bicicleta, comer brigadeiro da panela”, comenta. Marta ressalta que os alunos, a partir da música, foram desafiados a escreverem quais as pequenas coisas que os fazem felizes, momento em todos trabalharam a importância de valorizar, também, simples gestos e atividades do dia a dia.
Natal resumido em presentesSegundo a professora, se percebe que existem alunos na escola que acreditam que Natal se resume em Papai Noel e presentes: “Nós precisamos, então, sempre resgatar o significado da data. Dizemos que é uma data que se pode pedir presentes, mas que também temos motivos para agradecer e não só pedir”.
Marta considera fundamental os pais trabalharem os valores em casa e não apenas os professores. Além disso, ela acredita que a educação infantil peca muito em algumas coisas, porque ainda há pais ou responsáveis que não aproveitam o Natal para reforçar a união, o amor, a importância de valorizar muitos momentos da vida.
Além da apresentação de fim de ano em função da data, Marta comenta que os pequenos também irão produzir no refeitório da escola as famosas bolachinhas de Natal. “Porque assim existe aquela coisa boa de trabalhar junto e levar com carinho o doce para casa”, conta.
Oportunidade para reunir a famíliaA psicóloga Joana Puglia ressalta que o Natal trata-se mais de uma data religiosa por ser o nascimento de Jesus Cristo. Pelo fato de existir um significado de fé por trás dele, cada família precisa pensar na melhor maneira de trabalhar o dia com as crianças. Contudo, é essencial que não se dê um destaque ao consumismo, mas aos sentimentos.
Segundo Joana, o mais importante é fazer os pequenos se questionarem sobre o que é o Natal e o que ele agrega na vida das pessoas. “O Natal é o aniversário de Jesus e o presente que pode ser dado a ele, pode ser fazer o bem à outra pessoa”, acrescenta.
A profissional ainda ressalta que é fundamental fazer com que a data seja uma oportunidade para reunir famílias, pensar nas pessoas que se ama e dar uma atenção especial às coisas ao redor.
Meu sonho de Natal é…A maioria das pessoas têm sonhos, até porque eles são sempre um combustível para a alma e fazem a existência ter ainda mais sentido. A reportagem da Folha do Mate ouviu algumas crianças do segundo ano do Ensino Fundamental da escola Monte das Tabocas para relatarem o que é o Natal para elas e o que gostariam que se realizasse nesse dia. As respostas vão desde presentes materiais até pedidos de melhoras na saúde das pessoas amadas. Confira os depoimentos: