A Associação Négo Foot Ball Club, com sua escola Acadêmicos do Samba Négo, estará de volta aos desfiles do Carnaval 2017. Afastada da ‘Rua Grande’ há duas edições, a agremiação, presidida por Saulo Klafke, se reorganiza e a partir de reuniões, irá encaminhar os detalhes, como tema, para o desfile de 2017. “Também estamos na expectativa pelo desenrolar das questões políticas, valores, mas assim que o pontapé for dado após as eleições, a escola, com apoio de todos, vai estar com tudo pronto na Osvaldo Aranha, como é o desejo de muitas pessoas.”
Quem também confirma seu retorno ao Carnaval de Venâncio é a Escola de Samba Fiel Tribo Guarani. De acordo com o presidente, André Franceschi, o tema-enredo já está praticamente definido, são duas ideias que estão sendo discutidas pela diretoria. “Até já nos foi apresentado um samba enredo, mas o martelo ainda não foi batido, mas passadas as eleições será dado andamento, mais intensamente, já com ensaios e detalhes como fantasias, carros.” Os ensaios e reuniões devem ser iniciados e intensificados em outubro.
O presidente enfatiza que o desejo é de que o Carnaval volte a ser competitivo na Capital do Chimarrão. “Acredito que não tem investir R$ 40 mil, por exemplo, se não valer pontos, já sendo competitivo, o interesse e a dedicação dos integrantes e organizadores será muito maior, é outro espírito”, destaca Franceschi.
Leia também > Escolas de samba buscam viabilidade financeira para o Carnaval 2017
Unidos das Vilas e Malandros do Ritmo com temas definidos
As duas escolas já iniciam os trabalhos internos. A Associação Carnavalesca Unidos das Vilas, do bairro Coronel Brito, já está com tema e samba enredo prontos. A homenagem ao senador Paulo Paim (PT) já está tomando forma, a partir do samba composto pelo intérprete Noredi Rodrigues, apresentado ao petista e aprovado por ele há cerca de duas semanas. à comunidade, o samba deverá ser apresentado no início do mês de novembro. Agora, a agremiação se debruça sobre o figurino, que é um dos atrativos na ‘Rua Grande’. Os ensaios devem iniciar no fim do mês de outubro.
A Associação Carnavalesca Malandros do Ritmo, por sua vez, com o tem ‘Beleza e vaidade, a eterna busca da humanidade’, aos poucos inicia as tratativas internas sobre os detalhes para o próximo carnaval. “Estamos aguardando o término do período eleitoral, pois tem muitas pessoas envolvidas, para assim pegar mais forte”, salienta o presidente da agremiação, Rogério Seibt. Ele conta, que o tema trás à tona a incessante busca pela perfeição esteticamente, esquecendo-se dos valores. A escola também já realiza algumas ações para angariar recursos, como feijoadas e pasteladas. Os integrantes também contribuem com algum valor para garantir os desfiles. “Buscamos sempre concluir uma ala, para começar os trabalhos da outra, vem mais algumas ajudas, pesquisamos e compramos materiais em mais lugares, para não atropelar e deixar para fazer tudo junto”, explica Seibt.
Unidos da Vila FreeseO presidente da Escola Unidos da Vila Freese, Guiomar da Rosa, o Guita, salienta que o retorno da agremiação nos desfiles na Osvaldo Aranha depende da situação financeira. “Não queremos deixar a população sem carnaval, por isso, a expectativa é de conseguir viabilizar essa parceria através da Super Liga e assim poder voltar a desfilar. Pois as dificuldades são grandes, acabei de pagar despesas do Carnaval de 2015 há dois meses.” Segundo ele, o veredito sobre o Carnaval 2017 deve ocorrer no fim do mês de novembro.